16 de outubro de 2008

Opiniões que Marcam


O estudo completo pode ser visto, aqui.



 


 


 


Um dos maiores indexadores de blogs da web, o Technorati, divulgou recentemente o estudo ‘State of the Blogosphere 2008’. Com um pouco mais de um milhão de entrevistas a bloguistas, o Technorati traça um panorama da blogosfera actual, através da perspectiva dos seus intervenientes. O estudo ainda acresce de alguma relevância já que foi a primeira vez que foram abordadas temáticas relacionadas com marcas.


 


A primeira conclusão é que a blogosfera continua a crescer e de boa saúde. O micro-blogging (Twitter) e o Facebook continuam a ser secundários face ao mundo dos blogs, que até Agosto de 2008 já tinha tido 77,7 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos, contra 41 milhões do Facebook.


 


As Marcas e os Blogues


 


De acordo com o estudo, quatro em cinco bloguistas escreve com alguma regularidade sobre marcas: 37% fá-lo de forma frequente e 45% ocasionalmente. Críticas a produtos, experiências em ponto-de-venda ou com assistência a consumidor, são alguns dos assuntos preferidos. Numa audiência potencial de 77 milhões de pessoas, não ter uma estratégia para a nossa marca ou, pelo menos, monitorização online, pode ser catastrófico.


 


Do ponto de vista das relações públicas é interessante notar que um em cada três bloguistas já foi abordado por representantes de marcas e produtos. Ainda assim, a qualidade destas interacções, infelizmente, não é abordada pelo estudo. No entanto, à medida que estes pedidos aumentam, a necessidade de escolher a forma certa de cultivar este tipo de relações torna-se ainda mais importante – o tempo de atenção, e a paciência, de um bloguista será cada vez mais valioso. O número de blogues corporativos também tem vindo a crescer significativamente, com 12% de autores pagos profissionalmente para alimentar esses blogues.


 


Personal Branding


 


Já no campo do marketing pessoal (ou personal branding) a grande maioria dos bloguistas que se dedica a assuntos relacionados com a profissão, reportam benefícios a nível profissional, seja visibilidade dentro das suas empresas, do meio ou junto a potenciais empregadores. Este fenómeno, aliás não é estranho a Portugal, onde um considerável número de comentadores, cronistas ou artistas, usam os blogues como plataforma de projecção para meios mais generalistas. Ainda assim, continua a não haver grande percepção da sua utilidade mesmo em áreas profissionais com menor visibilidade.


 


A vantagem destes estudos é que nos permite pensar uma estratégia de marketing ou comunicação sem ignorar o fenómeno dos blogues. Só depois de explorarmos, e conhecermos, estas ferramentas, é que nos podemos dar ao luxo de decidir ou não pela sua inclusão nessa estratégia. Antes que possa ser tarde demais.


 




 


 

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