As grandes campanhas publicitárias que marcaram de alguma forma as diferentes audiências, têm ficado na “história” e na memória do grande público em minha opinião por duas razões essenciais:
- Pelos aspectos mais ligados à produção estética, quer em termos de efeitos especiais, sonoros, paisagísticos, fotográficos ou outros, quer em termos da simplicidade da mensagem que conseguem transmitir. Pode parecer paradoxal, mas encontrar o eixo forte a comunicar no que às marcas diz respeito é, em termos criativos, uma tarefa complicada…E que digam os publicitários, muitas vezes aquilo que resulta simples, directo, quase incipiente de tão óbvio, provém de muitas horas de trabalho, muitas discussões e muito esforço conjunto para se chegar ao essencial.É claro que dito assim parece à partida uma verdade indiscutível contudo, sendo a simplicidade um princípio básico de quem quer comunicar, nem sempre está ao alcance de todos.
O Homem, este ser inteligente, muitas vezes complica aquilo que é verdadeiramente simples e por isso os criativos têm a minha admiração quando apesar de tudo o que querem dizer a propósito das marcas que vendem, dizem tão só aquilo que nós queremos ouvir…
Nesta aldeia cada vez mais global em que vivemos, onde tudo parece acontecer a todo o momento, onde as solicitações se reinventam e se parecem impor, onde a razão muitas vezes não é a condicionante mais directa na decisão de compra, fica-me a certeza que agindo por impulso ou até emotivamente, o consumidor, que em qualquer dos casos somos cada um de nós, optará (até porque lhe é mais fácil e acessível) pelo essencial, sendo isto, passo a explicar, diferente para cada individuo em cada circunstância.
Apesar de tudo, o essencial continua em meu entender a ser o simples, e depois há sempre uma Coca-cola…
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