Guardo religiosamente os ficheiros de filmes publicitários que me marcaram pela sua relevância, criatividade ou simplesmente genialidade, este é um deles.
Este anúncio apesar de ser de meados dos anos 80, alem de relevante para o produto que publicitava, continua actual e instrutivo , porque constantemente, na nossa era moderna, somos bombardeados com nova informação.
Alguma dessa informação se destina a tornar a nossa vida melhor e mais fácil, ajuda-nos a fazer algumas decisões inteligentes; outra destina-se apenas a balançar as nossas opiniões ou interesse por vários grupos, marcas ou produtos.
Dadas as nossas diversas origens, idades, profissões… não é de surpreender que cada um de nós vai digerir a informação de forma diferente generalizando e criando estereótipos.
A maioria dos estereótipos é ditada por preconceitos, que geralmente são formados a partir de uma perspectiva única, mesmo que não seja feito maliciosamente.
Mas a verdade e que somos mais propensos a generalizar o mau do que o bom. Assumimos que o mal é mais potente e contagiante.
Faz-nos pensar, certo?
E faz-nos pensar pois até termos visibilidade da imagem toda, certamente já estávamos a tirar conclusões erradas, Quantas vezes não julgamos as estratégias alheias sem ter toda a informação?
Quantas decisões tomamos sem avaliar toda a “fotografia” e levados pelas verdades absolutas que ninguém questiona?
Quantas decisões erradas por não procurarmos ver as diversas perspectivas da mesma cena…?
Comentários (0)