7 de outubro de 2008

Opiniões que Marcam

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, não restam dúvidas e em 2009, a capital de distrito “vai celebrar os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques”.


 


Num primeiro olhar poderá parecer que esta frase tem um erro, e que estaríamos, eventualmente, a falar de Guimarães, mas não. Falamos mesmo da cidade de Viseu.


“Se são cada vez mais os historiadores que indicam que aqui nasceu D. Afonso Henriques não vamos desperdiçar a oportunidade para homenagear o monarca” disse Fernando Ruas ao Imagens de Marca.


 


Na verdade, o edil viseense não quer entrar em conflito com a cidade berço, Guimarães, quer apenas promover Viseu e um dos seus principais atributos: a herança histórica.


 


E é na história que Viseu se posiciona e se diferencia. As alusões aos grandes nomes que por aqui passaram, ou aqui nasceram, são bem visíveis. Da cava do Viriato ao Museu Grão Vasco, dos cenários camilianos à prisão onde esteve Aquilino Ribeiro… Foi isso mesmo que a equipa do Imagens de Marca encontrou pelas labirínticas ruas do centro ou próximo de outra das Imagens de Marca de Viseu: as inúmeras rotundas da cidade.


 


Partindo deste pressuposto a agora extinta Região de Turismo Dão/Lafões desenvolveu a marca “Um mundo de experiência Dão / Lafões”. Um mundo que passará a ser gerido pela Região de Turismo do Centro mas que continua a apostar na história como a imagem de marca da região. O ano e meio de trabalho da marca permitiu à região ver o número de turistas aumentar na ordem dos 14 por cento, muito pelo impulso das termas. Sendo o turismo de saúde e bem-estar um dos eixos prioritários do plano estratégico nacional do turismo, e sem ter oferta de praia, o turismo de saúde é a grande aposta da região. Os balneários públicos mais antigos têm sempre outro carisma, outra atmosfera, mas a verdade é que o processo de modernização está em marcha para oferecer mais e maior qualidade aos aquistas.


 


Nesta região protegida por inúmeras serras é fácil encontrar um lugar tranquilo, verde, onde se respira ar puro mas também é fácil encontrar sinais de uma indústria forte, uma indústria que aposta na situação geográfica de Viseu, hoje dotada de boas infra-estruturas rodoviárias, como uma opção estratégica. Para muitos, a centralidade de Viseu é um atractivo e a proximidade com Espanha abre a porta para outros mercados.


 


Mercados onde também chega o vinho português, incluindo o Dão, que está a ganhar novamente o vigor de outros tempos. E se o local de nascimento de D. Afonso Henriques pode levantar algumas dúvidas, a origem de outros símbolos portugueses não parece não causar grandes hesitações. Um dos maiores aliados do Dão terá nascido aqui e também eleva o nome do nosso país e dos nossos vinhos. É uma casta e chama-se Touriga Nacional.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.