3 de outubro de 2008

Opiniões que Marcam

Mais do que gerir projectos o líder gere as pessoas que fazem os projectos. Por isso quanto mais se sobe na profissão maior deverá ser o conhecimento sobre as pessoas. Mas só isso não chega porque também é indispensável um interesse genuíno por elas e pelo seu aperfeiçoamento.


 


É do conhecimento geral que a liderança pode ser desenvolvida já que o estilo de liderança pauta o clima organizacional. A dificuldade, porém, está em saber o que desenvolver.


 


Seria uma ingenuidade o líder esperar que a equipa, logo no inicio, tenha as competências desenvolvidas, a capacidade de resolver conflitos entre si e de lidar com stress e as contrariedades ou até de se auto motivar. Está a esquecer o mais elementar da liderança: dar o exemplo.


 


É um engano pensar que é uma perda de tempo ouvir, dar feedback, ensinar, animar, criar oportunidades. Quando se dá por isso está instalado um clima de ansiedade, medo, irritação e desmotivação. O que é no mínimo contrário à liderança que está constantemente a encontrar soluções, concebendo condições de desenvolvimento e aprendizagem, fazendo os acertos necessários e produzindo um clima de confiança e alto empenho.


 


Esta liderança tem um valor sem preço: a lealdade nos bons e maus momentos. Porque não há marketing melhor que o de ser líder de uma equipa que cresce e atinge os resultados. Dar o exemplo não é só a principal maneira de influenciar os outros, é a única maneira. Esta a regra número oito para construir a sua marca.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.