O marketing no telemóvel já ultrapassou a fase de experimentação para uma série de marcas que agora vêm neste meio uma opção viável e inovadora de promoção das suas marcas.
O mercado de publicidade móvel representa ainda uma pequena fatia no total do investimento publicitário mundial, mas muitos analistas têm grandes convicções quanto ao potencial de crescimento num futuro próximo. Previsões da Informa Telecoms & Media estimam que a despesa total neste mercado atingirá os $11,4 biliões em 2011, enquanto outros analistas chegam mesmo a prever que será já de $20 biliões nessa altura. Na realidade, o mercado de publicidade móvel cresceu rapidamente e é já um meio usual em mercados Asiáticos como o Japão, sob vários formatos. De facto, os 2,5 biliões de telemóveis existentes em todo o mundo potenciam um reach de audiência gigantesco que tem vindo a crescer a uma velocidade muito superior em relação ao número de TV’s ou PC’s por exemplo.
Por outro lado, este é o dispositivo mais pessoal e que nos acompanha para todos os lugares no nosso dia-a-dia, com uma proximidade que não é comum a nenhum outro meio. Esta proximidade tem imensas potencialidades em termos de profiling e de contextualização. Apesar de na maioria dos Países ainda ser predominante o envio de mensagens escritas, que convidam o cliente a pedir mais informações sobre determinado produto ou serviço ou a participar em algum passatempo por exemplo, há outras formas de chegar de forma eficaz, targeted e contextualizada a esta audiência: um utilizador que pesquise por “pizza” no seu telemóvel pode receber publicidade sobre pizzarias na sua proximidade juntamente com os resultados da sua pesquisa. Este tipo de mensagem é muito mais relevante e muito menos intrusiva para o consumidor final, já para não falar no nível de atenção dedicado que é com certeza muito superior.
Existem ainda algumas limitações ao crescimento deste mercado: os preços ainda altos do acesso à Internet no telemóvel, velocidades baixas comparativamente com a velocidade de referência no PC e as próprias limitações de usabilidade e navegação da Internet em determinados equipamentos. Contudo, existe claramente uma tendência de diminuição dos custos de navegação com o lançamento dos flat fees por parte dos operadores, com velocidades mais apetecíveis e equipamentos que oferecem uma experiência de navegação cada vez mais user friendly.
Por todas estas razões é fundamental que as estratégias de marketing das empresas considerem já este meio como uma forte alternativa para atingir determinados objectivos de marca.
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