19 de setembro de 2008

Opiniões que Marcam

Nos finais dos anos 80 costumava ir a reuniões Nielsen a “convite” dos clientes. Nesses encontros, (algo sonolentos e onde se projectavam dezenas de transparências), Marketing team e Agência ficavam a saber o Market share das suas MARCAS, nos diferentes canais de distribuição, nas diferentes áreas Nielsen. O Algarve era a área V (cinco) e já nessa altura eu referia que a Espanha olhava para Portugal como uma região Nielsen apetecível e de expansão natural para as suas poderosas MARCAS. O Algarve, na altura, servia para reuniões de Vendas, réveillons e pouco mais, e só nos meses de Verão é que se justificava investir e assegurar o devido ROI. Era uma  região com um mercado muito complexo e sazonal onde no pasa nada e no qual poucas MARCAS se aventuravam. Mas esse quadro mudou radicalmente nos últimos anos, tendo a A2 acelerado essa transformação e também infelizmente, descaracterização. 



O Algarve tem o lado negro de se ter “Aquarteirado”. Mas tem também o lado mais colorido com marinas, shoppings, hipermercados, aquaparques,  animação nocturna, golfes, etc… E consumo, muito consumo. No final do ano, Portimão verá nascer um autódromo dernier cris que se espera devolva a Portugal não só a Fórmula 1 como outras modalidades  motorizadas. E tem também clubes de futebol! Tem o Louletano, o Farense, o Portimonense, o Olhanense… todos fora da primeira liga. E ainda, um estádio de Futebol herdado do megalómano EURO 2004. Um estádio azul marinho, agradável, bem equipado, bem situado e… que está às moscas 363 dias por ano (X 4 = 1452 dias !!!).



Sendo hoje o futebol umas das industrias de topo a nível mundial. Sendo os clubes, alvo de compra por parte de grandes investidores/milionários (que não sabem o que fazer ao dinheiro). Sendo o futebol um poderosíssimo meio de comunicação/divulgação de MARCA, dá vontade de perguntar porque não se CRIA de raíz um clube algarvio resultante da fusão dos actuais, com o acordo do proprietário, a C. M. de Faro (?), e quem sabe, investidores nacionais da área V, mais conhecida como Algarve ? Não sei se é possivel no actual quadro legal. Provavelmente, teria que arrancar na divisão de honra, e lutar pelo acesso à primeira liga, entrando assim a sério, no campeonato nacional.


 


Why not ?
É só uma IDEIA. E eu acredito que são as IDEIAS que movem a vida das pessoas, das empresas e claro dos países. E isso, já os romanos diziam há mais de 2000 anos a propósito de Roma. A EXPO 98 foi uma grande IDEIA e essa deixou MARCAS bem visíveis no País. Alguém consegue imaginar hoje uma Lisboa sem ela? Eu consigo  imaginar o sorteio da Champions no Mónaco, em directo, para todo a Europa a ditar um ALGARVE F.C. vs Man. United.
Alguém se chega à frente ?


 


PS. ALGARVE e não Allgarve. Esta “ideiazinha” de meter mais um L na MARCA foi muito bem vendida ao ministro, mas a mim não me convence. Tivesse ela vindo duma empresa menos reputada e conhecida, e a reacção seria outra. Mas como não foi o caso, muitos profissionais remeteram-se ao silêncio. É mais cómodo e compreensível.

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