4 de setembro de 2008

Opiniões que Marcam

E ainda:


A história da marca, aqui.


A marca no Museu da Publicidade, aqui.


 


 


Todos os dias, pela manhã e ao final da tarde, tenho o privilégio de percorrer as margens do Douro. Nas duas últimas semanas fui acompanhando a montagem do Red Bull Air Race e não pude deixar de reflectir sobre esta marca e a sua presença junto dos consumidores.


 


É de facto extraordinário o marketing da Red Bull, quer pela sua consistência, quer pela sua relevância para o consumidor. Fundado num produto cuja proposta de valor é a de “Vitalizar o Corpo e a Mente” através de um aumento da resistência física, da concentração e da reacção à velocidade, a Red Bull encontra-se, do ponto de vista tangível, a entregar um produto necessário para a satisfação das exigências que a sociedade coloca na vida actual, não só pelas solicitações mas também pelo ritmo e ainda pela intensidade das emoções que se procuram em momentos de lazer (esta última de extrema importância para a marca). A relevância não poderia ser maior, principalmente no target jovem que está a iniciar a vida social e a procurar, de forma exponencial, experiências e emoções.


 


Quanto à consistência do marketing mix, mormente da comunicação, esta é, do meu ponto de vista, exímia. Desde logo porque “perverte” as normas instaladas: utiliza filmes simples de cartoon 2D, por oposição a grandes produções; investe a maioria dos seus recursos em actividades bellow-the-line cujas associações são natural e obviamente ligadas à proposta de valor; ou seja, desporto e artes ligadas à performance do corpo e da mente, frequentemente ligadas à velocidade e a emoções fortes e sempre apresentadas em mega eventos. Reforça ainda a sensação de sucesso através do patrocínio de equipas vencedoras (Ex: Citröen nos Ralis) e a de identidade e proximidade com a marca através do apoio a eventos no mesmo âmbito mas com raízes culturais em cada mercado, como os jogos saxónicos ou a criativa substituição dos touros nas largadas de Pamplona por dois carros de Formula 1. Tudo registado e devidamente arquivado num site para assim ser partilhado de uma forma global.


 


Com esta consistência e actualidade a Red Bull é um notável exemplo de uma marca a observar.

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