2 de setembro de 2008

Opiniões que Marcam


Terminada mais uma edição dos Jogos Olímpicos, na linha de vários outros grandes eventos/acontecimentos (de carácter desportivo ou não), é importante analisar o impacto que estes acontecimentos da actualidade têm nas escolhas de comunicação das marcas.


 


Com uma dificuldade cada vez maior em “tocar” os consumidores através da utilização de ferramentas tradicionais de publicidade, e em conquistar credibilidade e confiança através das mensagens publicitárias transmitidas, muitas marcas têm orientado as suas estratégias de comunicação para o patrocínio e associação a eventos desportivos ou de outra natureza. De facto, o patrocínio de desporto, causas e eventos tornou-se um instrumento de comunicação útil na construção de brand awareness, brand e corporate image e essencialmente brand personality. Não admira portanto que estas marcas estejam dispostas a despender fundos significativos em patrocínio de eventos, estrelas de desporto ou celebridades com o intuito de “colar” o seu estilo de vida, postura ou personalidade aos seus produtos.


 


Essencial na exploração destes acontecimentos de actualidade, quer se tratem de eventos ou sucessos de determinadas personalidades, é a rapidez na capacidade de adaptação da mensagem ou até mesmo no lançamento de uma nova campanha. Apesar dos eventos se encontrarem agendados e portanto ser possível realizar um plano de comunicação adequado, em muitos não é possível prever qual o resultado final ou sequer a duração do mesmo, como são os casos recentes precisamente dos Jogos Olímpicos ou do Euro 2008. Nestes casos em particular, a Internet oferece aos marketeers uma vantagem significativa em relação a outros meios tradicionais em termos de flexibilidade e rapidez na transmissão da mensagem a custos muito mais reduzidos (tanto de produção das peças como de compra de novo espaço na grelha de publicidade). Ainda mais importante do que a flexibilidade de adaptação da mensagem é a capacidade das marcas terem uma atitude muito mais proactiva e interactiva face ao que os seus consumidores procuram no momento. Utilizando os resultados das pesquisas de forma inteligente é possível acompanhar no momento qual o facto da actualidade pelo qual os consumidores se interessam. Associando a esta capacidade a possibilidade de oferecer publicidade totalmente contextualizada de acordo com o conteúdo que os utilizadores procuram, proporciona aos marketeers e publicitários um instrumento muito mais eficaz na concretização dos seus objectivos de marketing e uma flexibilidade criativa que dificilmente encontrarão noutros meios.

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