18 de julho de 2008

Opiniões que Marcam

Na final do EURO 2008, por todas as razões e mais alguma, torci pela Espanha. Há muito que sou um grande admirador do nosso único vizinho terrestre. Confesso que não morro de amores pela palavra e se há coisa que não gosto é de vizinhos. Seja no prédio, na praia ou na bancada de qualquer espectáculo, dum modo geral a vizinhança é uma coisa pouco saudável.


 


Espanha é uma brilhante excepção e isso dá-me enorme satisfação. Espanha é hoje uma MARCA PAÍS incrível, com uma oferta alargada e diversificada que soube alavancar, com mestria, nas últimas décadas. Mas isso não é fruto do acaso. É o resultado duma VISÃO e ESTRATÉGIA muitíssimo bem pensada e implementada que jamais claudicou a politiquices e merdices de diferentes governantes.


 


Como é possível, ainda hoje assistirmos a comparações com Espanha? Só se compara o que é comparável. Espanha hoje, rivaliza com outras potências europeias e procura os primeiros lugares. Nós procuramos não ser o último. E isso é assustador!


 


Espanha é um PLAYER muito sério e as suas apostas não se esgotam no turismo. A fasquia altíssima que Espanha impôs a si própria no Desporto Mundial faz tremer campeões instalados.


 


No BASKET, campeões mundiais. No TÉNIS, Rafa Nadal personifica a garra e a paixão de Espanha e ameaça o número 1 actual. Nos desportos motorizados, Alonso campeão mundial de FÓRMULA 1 e nas MOTOS ainda vamos ver… No FUTEBOL, a nível de clubes, 2 teams incríveis promovem Espanha pelo mundo fora e nas selecções ganha o EURO, pratica o melhor e mais criativo futebol do campeonato, manda para casa os alemães, que só sabem fazer automóveis e conquista o número 1 no ranking da FIFA.


 


Há algum estudo que avalie o impacto deste sucesso desportivo na vida dum PAÍS? Na sua motivação, no seu orgulho, na sua “inner strenght” (como diz a TAG HEUER) e no seu PATRIOTISMO?


 


Gostava muito que a maneira de ESTAR e de FAZER de Espanha nos contagiasse! “Nuestros hermanos”, conforme reza a HISTÓRIA, sempre se souberam impor e proteger dum certo vírus nacional que vem minando este belo país que teima em ser a tal MARCA.


 


Temos um produto sexy, apetecível, “abençoado por DEUS e bonito por natureza”, temos praia atlântica, amêijoas e imperial a 20 minutos da capital e isso não tem preço. E temos muito mais e ainda vamos a tempo.


 


Basta QUERER, é só isso!


 


A Espanha assume o BULL na sua bandeira sem medo. Nós, estupidamente, discutimos as TOURADAS. Nós somos mais pelo BULLSHIT. Espanha é mais DOER (do verbo to do). E o que FAZ, salta à vista!


 


Este artigo tem alguma raiva, mas é uma raiva positiva igual à do lado. Que rico vizinho é a Espanha.


 


Alguém sabe o que é Benchmarketing?

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.