4 de julho de 2008

Opiniões que Marcam

Numa altura em que o Euro 2008 é o assunto da ordem do dia e os sucessos e fracassos da selecção portuguesa o tema de conversa de todos, vivemos o timing certo para analisar a relação entre a selecção portuguesa e o marketing. Porque, ao contrário do que os mais incautos possam pensar, ela existe e ambos se passeiam de mãos dadas.


 


Este tipo de competição fez evocar o sentimento patriótico do país. O país inteiro girou em torno da selecção nacional, a bandeira portuguesa floresceu por todo o lado… nas ruas, nos cafés, nos automóveis… Pode-se dizer que a selecção portuguesa é uma marca, um símbolo de uma nação, e são muitos os produtos e marcas que fazem da selecção nacional o seu leitmotif.


 


Quando Portugal realizou um jogo, o país inteiro parou para ver os seus ídolos. Todos estiveram em frente do televisor ou dos ecrãs gigantes patrocinados pelas marcas ou pelas câmaras municipais, para vibrar durante todos os 90 minutos. A selecção nacional move multidões. Todas as marcas e produtos desejam associar-se à selecção, pois ela transmite uma série de valores importantes: qualidade, confiança, paixão, patriotismo. Ou seja: a selecção portuguesa tornou-se numa das grandes marcas do nosso país.


 


Sabemos que o sucesso de um produto depende muito das campanhas publicitárias que o comunicam. Todos querem tirar proveito da imagem da selecção portuguesa porque é realmente um atractivo para aumentar as vendas.


 


O marketing centra-se no conhecimento das necessidades e dos desejos dos clientes. Utilizar a selecção nacional como veículo publicitário é uma boa e grande estratégia, devido à sua notoriedade e importância. Apela ao lado mais emocional dos consumidores, conseguimos através dos nossos jogadores criar a relação que todos procuramos para as marcas que geridos, paixão pelos produtos que representam.


 


Mesmo com o seu afastamento nos quartos de final desta competição, para desgosto de muitos, a marca selecção saiu vencedora. O apoio incondicional por parte de todos os portugueses foi uma constante durante todo o desafio e continuará a ser depois do fim da mesma, pois a selecção portuguesa está no coração de todos, tanto nas vitórias como nas derrotas, pois terá de haver sempre uns que perdem e outros que ganham, mas a marca selecção sairá sempre vencedora.


 


De facto, a selecção nacional é uma marca, um símbolo e uma identidade. Mais do que o nome que designa a equipa que representa Portugal lá fora, transmite todo um conjunto de valores e conceitos. Através de sinais simples, como a bandeira portuguesa, ou peças de merchandising com as caras dos jogadores e do seleccionador, um simples cachecol vermelho ganha um significado patriótico nesta altura. Estes produtos têm a capacidade de evocar um conceito, despertar sentimentos e emoções na mente dos consumidores, apelando a algo muito forte, muito profundo, mesmo mítico.

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