Uma estratégia de marketing bem definida vai ter um tremendo impacto nas vendas, na seleção dos mercados e no atingimento do target, ou seja, na performance da sua empresa.
É claro para todos que a definição de uma estratégia é da responsabilidade da gestão, no entanto assim que ela exista, é da responsabilidade de toda a equipa encontrar as “portas” certas para poder entrar no mercado.
Para uma Equipa de Vendas ter sucesso, tem de ser claro que é necessário segmentar – definir um segmento de mercado atrativo, para poder apresentar um produto/serviço, que tenha potencial de desempenho ou preferência acima da média.
Depois de encontrar esse segmento, é preciso definir a forma como o vamos conquistar:
Qual é a nossa mensagem?
Como se apresenta o nosso produto de forma relevante e interessante?
Qual é a nossa vantagem competitiva?
Quais são as “dores” (necessidades) do Cliente que vamos resolver? Tal como um medicamento está associado ao tratamento de um sintoma, o seu produto/serviço deve resolver um “problema”.
A nossa recomendação é que as empresas devem investir mais tempo interno nas respostas a estas questões. Trata-se de um exercício simples, mas que na maioria das organizações está por fazer!
As empresas devem fazer esta atividade de reflexão regularmente, escrever as respostas, garantir que todos conhecem e se revêm nas estratégias e táticas a adotar… e perceber que pela própria dinâmica do mercado, os potenciais clientes podem ter várias “dores”, ou seja, mais do que uma oportunidade para o nosso lado.
Por último, mas não menos importante, devemos garantir que temos o “capital humano” certo, devidamente preparado e motivado para conquistar essas oportunidades.
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