Para um empreendedor, um bom ponto de partida é criar um entendimento qualitativo do mercado. Entrar na cabeça do consumidor e ser capaz de contar sua história. É arte e é ciência. O objetivo é conhecer esperanças e sonhos dos consumidores e, apenas depois, construir propostas de valor atrativas e competitivas, que vão responder às necessidades distintas e específicas de cada grupo de consumidores.
O sucesso da “Victoria Secret”, o maior retalhista americano de lingerie feminina, que está presente diretamente em 12 países, é a prova disso mesmo!
“Victoria Secret” é uma marca dominante de lingerie para as mulheres. A marca tem-se expandido para novas categorias como a perfumaria, cosmética, entre outras, com muito sucesso. As suas lojas são uma celebração de glamour, sexo, conforto e fantasia. Hoje posicionam-se como as lojas de maior rentabilidade por metro quadrado, no setor em que atuam.
Da história do fundador da cadeia de lojas, Leslie Wexner, para além da experiência em retalho, encontra-se um perfil de curiosidade muito acentuado. Energia, curiosidade, coragem, e uma vontade de se adaptar às novas circunstâncias. A sua história profissional é uma lição para quem quer construir marca icónicas.
A curiosidade é a maior fonte de ideias, revoluções e insights. A mente curiosa associada a competências de gestão, experiência e conhecimento podem dar à luz a uma revolução no mundo do Marketing. A mente curiosa não diz aos consumidores, ” O que você quer ? ” A mente curiosa faz as perguntas que abrem o consumidor para falar sobre as suas esperanças , desejos e sonhos. A mente curiosa sabe que produtos vendidos em massa podem gerar um bom retorno, mas lucros significativos advêm sempre de satisfação das necessidades emocionais.
Podemos mesmo afirmar que, em Marketing, a “curiosidade” foi o segredo da Vitória.
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