A semana passada li no FB, a notícia de que a Nespresso não renovou o contrato com George Clooney, num artigo da Marketing Magazine UK, e que já este ano o famoso actor não irá aparecer nos ecrans.
Realmente desde 2006, o mercado do café nunca mais foi o mesmo.
Nesse ano a globalíssima e poderosa Nestlé lançava o café Nespresso e as famosas cápsulas coloridas, tendo como Brand Ambassador o não menos famoso George Clooney.
Com este lançamento inovador e já considerado um genial Case study de Mkt, a Nestlé importou sofisticação, estética apurada e design ao acto de consumir um simples café expresso.
E, mais importante ainda, encapsulou o prazer de beber um Nespresso, com emoção e paixão.
Conferiu um novo individualismo ao consumo solitário. Como se estivesse acompanhado, pelo seu Nespresso.
E isto só foi assim, porque naturalmente a qualidade da matéria-prima está lá. Tudo o resto foi uma brilhante estratégia.
O sucesso foi tal, que outras marcas e fabricantes, mal ou bem, lhe tentaram seguir os passos.
Nespresso, virou fashion. Quase viral. Nespresso, tal como uma Apple e outras poucas marcas, pega-se. E de que maneira…
Na campanha de lançamento TV, a marca desfilava um rol de atributos, que se colavam que nem uma luva a George Clooney e à Marca:
Dark, Very Intense, Balanced, Unique, Mysterious, Intense Body, Delicate and Smooth, Strong Character, Very Rich, Deep and Sensual, Delicious after taste.
Why was George Clooney chosen as the Nespresso brand ambassador?
“We asked Nespresso Club Members who they thought would best embody the Nespresso brand. George Clooney starred in our first celebrity campaign in 2006. Since then, he has charmed fans and coffee aficionados as the perfect personification of the understated elegance and authenticity that make Nespresso what it is today.“
Não conheço em pormenor a metodologia, nem sei se foi sugerida uma shortlist pela Marca onde figurava George Clooney.
O que é certo é que GC ganhou, pois na altura era quem melhor incorporava os valores da Marca.
Será que no próximo inquérito vão incluir Mourinho?
Ele só tem que seguir e adoptar os princípios que a Nestlé apregoa:
Integridade, Honestidade, Respeito.
Mou tem (?) que assinar um memorando de entendimento com a Nestlé.
E a partir daí deverá rever a sua actuação (não meter o dedo no olho do treinador do Barcelona) e ter cuidado com os palavrões…
Sem deixar de ser quem é. Goste-se ou não.
Mou é um leader, tem carisma e good looking. É cool QB e clássico QB.
Charmoso e conquistador… De títulos tem uma vantagem clara sobre GC. É marido, pai. Põe a família e tudo o que ela representa num patamar de exclusividade e harmonia intocável, e, blindado à sua actividade profissional. Preza a sua privacidade e não quer misturas.
Apesar de ter crescido e evoluído enquanto Homem e profissional nas ligas inglesa e italiana, em Espanha excedeu-se e foi mal-educado. Ultrapassou limites, tal a pressão mediática fervorosa, e não só, exercida nos duelos Real Madrid/Barcelona.
Mourinho vai sair de Espanha este ano, rumo a Inglaterra ou França.
Mourinho é a maior estrela do futebol mundial como treinador de clubes. Passou pelo FCPorto, Chelsea, Inter Milão e Real Madrid. E já ganhou todos os Óscares. Só falta mesmo ser campeão pela selecção de Portugal.
Realmente seria muito interessante ver como a agência enfrentaria o challenge criativo. Ou seja como Mourinho poderia ainda fazer mais pela Marca do que GC, obviamente num outro registo, que lhe encaixasse que nem uma luva no seu carácter e personalidade.
E quem achar que Mourinho, nunca! Porque é um mero treinador… Ainda não percebeu a dimensão real do futebol a nível mundial.
Duvido que a Nespresso o inclua na shortlist a enviar aos membros do seu clube.
Mas que era uma grande escolha, era.
Ai cunhado… tens razão, o café nunca mais foi a mesma coisa e o George está a ficar cada vez melhor com a idade, invade-nos como o irresistível aroma do café acabado de moer!
Genial! Amei! Parabéns
Muito bem! Até podiam acrescentar o Ballotelli que é da mesma cor da deliciosa bebida abc mano Pedro