Esta semana a Amazon anunciou o lançamento do serviço Kindle Unlimited que dá acesso ilimitado a cerca de 600.000 livros por 9,99USD mensais (preço nos EUA). Por outras palavras, os serviços de subscrição popularizados com conteúdos de música e televisão chegam agora aos livros em larga escala (já existiam projetos de menor dimensão mais ligados a escritores independentes). Este novo modelo de negócio tornado possível muito recentemente pela democratização, nos países mais desenvolvidos, do acesso à internet em banda larga e a equipamentos móveis com elevada capacidade de processamento e maiores formatos de ecrã é um fator de disrupção do mercado. Disruptivo porque tem o potencial de alterar os hábitos de consumo mas também porque altera significativamente o equilíbrio da cadeia de valor.
As alterações nos padrões de consumo demorarão certamente o seu tempo mas seguramente já todos passámos pela experiência de comprar um livro de um autor que ainda não conhecemos para ler nas férias e ficarmos com vontade de ler mais obras suas. Era possível saciar a curiosidade imediatamente mas por um preço que agora não temos que pagar. Inversamente histórias contadas ao longo de vários livros por vezes inibiam a compra porque implicavam um investimento significativo que com este serviço deixa de ser necessário.
Na cadeia de valor a distribuição poderá ficar ainda mais concentrada na Amazon, que já hoje é o maior retalhista de livros e o sucesso neste serviço poderá aumentar a sua influência no mercado e ter um impacto grande no negócio das livrarias tradicionais.
Nos próximos meses teremos uma melhor noção sobre o real impacto deste novo serviço, mas se os seus “primos” da música e televisão forem um bom proxy, o sucesso está garantido.
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