É comum a utilização, no meio publicitário, e até no senso comum, da frase “uma imagem vale mais que mil palavras”. De facto as imagens são um veículo privilegiado para vincular uma mensagem.
A marca Portugal não foge á regra da utilização deste meio de comunicação, tem aliás o mesmo sido usado com muita frequência nos últimos tempos.
A mais recente utilização partiu de Marcelo Rebelo de Sousa, e contém a mensagem do percurso positivo do desenvolvimento da sociedade portuguesa desde a revolução de Abril até aos nossos dias e tem como destinatários os parceiros europeus que, por consequência da crise em que caímos, parecem ter uma imagem distorcida de Portugal (o vídeo foi efetuado em alemão, inglês e português). Fica aqui a versão portuguesa.
Não menos relevante é a iniciativa “Portugal Marca” destinada aos portugueses com o objetivo de, neste momento de crise/depressão nacional, divulgar os casos de sucesso empresarial como uma centelha de esperança que induza nos portugueses, um sentimento positivo capaz gerar mais sucesso empresarial e pessoal e assim continuar o caminho do progresso mostrado no vídeo anterior. Fica aqui o site da iniciativa onde é possível visualizar os programas.
Outra iniciativa, esta oficial e um pouco mais antiga (2011), tem granjeado prémios em vários concursos onde se apresentou, e polémica pela subtil manipulação de imagem na comunidade publicitária e na sociedade em geral. Contudo o balanço é muito positivo e, tal como nos casos anteriores, mostra um Portugal de que nos orgulhamos. Fica também o link.
Se uma das grandes questões da atual crise é a necessidade de mostrarmos que Portugal é um País credível, apoiem-se estas iniciativas e outras que possam surgir e envolvam a comunidade do marketing na comunicação da realidade que Portugal é e sonha ser, sem falsas promessas, como mandam as regras de boa conduta da profissão.
Comentários (0)