Instagram Vs Snapchat

26 de julho de 2017

Instagram Vs Snapchat

Carolina Afonso, Professora Universitária / Marketing Manager

Existe uma autêntica batalha entre o Instagram e o Snapchat na conquista das gerações mais jovens, apelidadas de Y e Z. A competitividade acentuou-se com o lançamento do InstaStories, funcionalidade do Instagram muito inspirada nas funcionalidades do Snapchat.

Há uns anos o Facebook (que é também o “dono” do Instagram) tentou comprar o Snapchat que não se vendeu. Esta rede na altura era a que mais crescia no segmento mais jovem.

Por seu turno, a aquisição do Instagram pelo Facebook trouxe consigo a massificação da rede e a necessidade de adaptação à nova realidade: uma base de seguidores mais jovem e a “monetização” da plataforma. Esta aposta traduziu-se no desenvolvimento de funcionalidades populares junto dos jovens (como é o caso de vídeos, filtros, efeitos, etc). O resultado está à vista.

O Instagram é neste momento a rede social que mais cresce, sobretudo junto dos Millennials e no mundo conta já com mais de 700 milhões de utilizadores. O Snapchat tem vindo a tentar diferenciar-se com o lançamento de algumas novidades como os óculos Spectacles, que permitem captura de vídeo para publicação direta no Snapchat. Contudo, a popularidade do Snapchat tem vindo a diminuir o que tem tido reflexos também no número de downloadas da aplicação e na desvalorização das ações em bolsa.

Instagram Vs. SnapChat – Dados

Instagram: 700 milhões utilizadores mensais ativos. Duplicou em dois anos o número de utilizadores, impulsionado pelo lançamento do Stories.

SnapChat: 161 milhõesutilizadores ativos ativos (Dezembro 2016). O número global de utilizadores ativos diários baixaram 6% yoy de acordo com a Apptopia. Os países em que a app tem crescido são o Vietname, Bélgica e Japão e onde tem registado declínio é na Noruega, Tailândia e Singapura.

Curiosidade: O Instagram tornou público que mais de 250 milhões de pessoas utilizam o Stories todos os dias, o que é mais do que a base de utilizadores atuais do SnapChat que é cerca de 161 milhões, segundo os últimos dados oficias reportados pela empresa.

Downloads das Aplicações

Segundo a empresa SensorTower, uma empresa que faz o tracking de popularidade de mobile apps, apresenta dados que indicam que os downloads do Snap diminuiram cerca de 22% nos últimos dois meses. Os downloads em iOS foram ainda piores com um declínio de mais de 40% no mesmo período.

Em comparação, os downloads do Instagram registam um crescimento yoy (year on year) o que coloca desafios ao Snap sobre a sua capacidade de atrair e reter novos utilizadores.

Ações em bolsa

As ações do Snap quando foi colocado em bolsa era de $27 dando à empresa um valor de Mercado de $18 mil milhões. Mas os valores das ações têm vindo a decrescer significativamente para valores a rondar os $17. No caso do Instagram, está marcada uma conferência de imprensa para dia 26 de julho às 14h de Portugal em que a empresa irá reportar contas.

Concluíndo, na minha opinião é um facto que o Instagram está a compromenter o crescimento do Snap e, face aos números apresentados, é natural que esteja a levar consigo parte dos anunciantes. Contudo, os dados disponíveis não nos permitem fazer futurologia e dizer que as pessoas de repente vão deixar de usar o Snap e passar a a usar Instagram, até porque é dificil dizer exatamente quantas pessoas deixaram de utilizar o Snap para usar especificamente o Stories. Além na perspectiva dos anunciantes ainda existe muita falta de dados analíticos por parte do Instagram, inclusivé em relação à utilização do Stories e até a análise por tipo de indústria.

Carolina Afonso, Professora Universitária / Marketing Manager

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
7 votos
Loading ... Loading ...
Por Carolina Afonso

Comentários (5)

  1. Ponto 1,no7º paragrafo, certamente serão 250 milhões e não 250, visto que é dito que a base do Instagram é superior à do SanpChat, que é de 161 milhões. Partindo do pressuposto que o artigo foi inteiramente redigido pela Professora Universitária, a explicação do acrónimo que se encontra no paragrafo 9, deveria de estar no paragrafo 6, pois é a primeira vez que é referido, para além de que de acordo com as boas práticas, primeiro aparece o nome e só depois o acrónimo.

    por: Gonçalo,
  2. São de facto 250 milhões, que por lapso escapou. Mas que vai ser corrigido. Muito obrigada pela sua leitura atenta e sobretudo pelo reporte, Gonçalo!

    por: Carolina Afonso,
  3. O último parágrafo nunca deveria, numa análise restrita do português, ser escrito por alguém que se intitula “Professora Universitária”.

    “I prefer the discipline of knowledge to the anarchy of ignorance” disse Ogilvy

    por: Belo,
  4. .

    por: .,
  5. Ainda esta semana tive esta discussão com um cliente.Muito interessante o artigo. Vou partilhar!

    por: Tiago Oliveira,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.