O declínio no alcance orgânico do Facebook, alinhado com a sua estratégia de “monetização” da plataforma que implica maiores investimentos em publicidade, desencadeou uma corrida por parte das marcas na procura da próxima “galinha dos ovos de ouro” das redes sociais.
E é neste contexto que o Instagram começa a ganhar cada vez mais terreno, em grande parte devido ao facto de ser uma rede social com grande impacto visual e com elevada efectividade em várias áreas de negócio, com especial destaque para marcas lifestyle na área da moda, decoração, desporto, hotelaria, restauração, etc.
Contudo, desengane-se quem pensa que o sucesso está na replicação da estratégia de Facebook, pois o funcionamento da rede é bem diferente, o que implica uma gestão adequada da estratégia, do conteúdo, da linguagem, do tom, das métricas. Por exemplo, o Instagram não é local ideal para publicar links, de grande impacto em termos de copy ou de hard-selling. É sim, a rede certa para aproveitar todo o poder aspiracional da imagem.
Neste sentido, o Instagram com todo o impacto visual com a partilha de fotos permite às marcas explorar novas oportunidades de e-commerce. Vejamos o mais recente exemplo do IKEA que criou um website com um catálogo de produtos interactivo dentro do próprio Instagram que tem vindo a gerar buzz nas redes sociais.
O caso IKEA
O potencial do Instagram tem vindo a ser explorado de várias formas pelas marcas, sempre na tentativa de converter eventuais limitações da plataforma em vantagens.
O IKEA e sua agência de publicidade russa Instinct são responsáveis pela descoberta de uma nova potencialidade do Instagram, lançando uma conta Instagram que funciona como um website. Nesta conta, a marca apresenta a sua colecção PS, dando a conhecer 34 artigos dentro do próprio Instagram em diversas categorias como bancos, mesas, arrumação, iluminação, têxteis e ideias, possibilitando ao consumidor toda uma nova forma de interagir e de se relacionar com a marca.
Ao entrarmos na página Instagram Ikea_PS_2014, os utilizadores podem clicar num dos posts com as imagens dos produtos e aceder aos seus links. Seleccionando por exemplo um “tag” que esteja num desses produtos acedemos a uma conta criada para esse artigo, permitido assim navegar entre os items da colecção de uma forma bastante intuitiva. Vejam mais sobre iniciativa em: http://goo.gl/xiWER8.
Em suma, de forma criativa o IKEA tira partido das principais características do Instagram: tag e uma lógica de rede para criar uma experiência próxima da de um website com particularidades únicas e assentes no poder da imagem e do apelo visual, que são os trunfos do Instagram. Para já o exemplo vem da IKEA na Rússia, sendo que as compras só podem ser efectuadas no país. O tempo irá mostrar quem mais vai seguir o exemplo.
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