Instagram e a utilização de “User Generated Content”

5 de dezembro de 2014

Instagram e a utilização de “User Generated Content”

Carolina Afonso, especialista em marketing

Em 2006, a revista Time nomeou como pessoa do ano “You”, ou seja, cada um de nós,  alegando “Yes, you. You control the information age”.  Esta capa evidenciava uma tendência crescente na altura que foi ganhando maior relevo nos anos seguintes.

Time_youcover01A possibilidade de interagir em tempo real e a cultura da participação que o ambiente digital proporciona colocou do lado do consumidor a possibilidade deste passar de “consumer” para “prosumer”. E é neste âmbito que falamos de “user generated content”, ou seja, conteúdo gerado pelo utilizador.

O “user generated content” transformou-se assim numa buzzword. Agências e marcas um pouco por todo o mundo estão a explorar o enorme potencial da sua base de fãs nas redes sociais e a utilizar os seus conteúdos originais e autênticos nas suas campanhas de marketing.

Vejamos dois exemplos de como as marcas estão a tirar partido do “user generated content” através do Instagram:

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- A Net-a-Porter decidiu promover a sua revista transformando os seus fãs em estrelas através da aplicação “I Am Porter.” Através desta aplicação os fãs passavam a modelos com direito a capa de revista com recurso a selfies submetidas pelos próprios. O resultado final era partilhável com a tag #IAmPorter. Em resumo, a marca tirou partido de dois ingredientes principais do Instagram, as fotos originais e os hashtags e de forma simples criou uma das campanhas mais bem sucedidas do Instagram deste ano.

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-A Calvin Klein contratou alguns actores e músicos para posarem com a sua roupa interior, um pouco à semelhança dos anúncios que a marca já nos habitou. Contudo, aqui o objectivo foi conseguir fotos o mais reais possível, pois as mesmas eram tiradas pelos próprios com a sua própria roupa e no seu ambiente. O mote serviu de inspiração para encorajar os fãs a fazerem o mesmo e o resultado foi um “boom” de fotos, gostos, partilhas e exposição mediática que fez desta campanha também uma das campanhas sensação do Instagram do ano.

Estas foram duas das campanhas em 2014 de marcas que recorreram ao Instagram e ao “user generated content” para promover os seus produtos e que servem como inspiração para 2015, ano em que a aposta crescente no Instragram é uma das tendências.

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