Existe a “receita perfeita” para gerar buzz na media social?

23 de maio de 2016

Existe a “receita perfeita” para gerar buzz na media social?

Alberto Rui Pereira, CEO IPG Mediabrands Portugal

O alcance que as campanhas conseguem através das redes sociais, gerando comentários positivos dos consumidores sobre os conteúdos, o produto e a marca, levando a que sejam partilhados e comentados positivamente pelas comunidades chegando ao ponto de gerar buzz junto da comunicação social, acontece apenas quando todos os ingredientes se juntam da melhor forma, criando a “receita perfeita”.

Tudo começa com a definição de uma estratégia alinhada com os objetivos da marca e que consegue identificar o insight mais poderoso que leva o target a sentir que o discurso da marca lhe diz respeito, é pertinente e surpreendente. Depois é a criatividade a funcionar, alicerçada por uma estratégia de media verdadeiramente abrangente, que consegue contactar com o target nos momentos mais relevantes do seu dia-a-dia, seja qual for a plataforma disponível.

Do outro lado temos também um target cada vez mais exigente, pelo que a publicidade tem de ser também ela cada vez mais desafiante e apelativa, criando emoção, gerar uma ligação que consequentemente irá levar à ação.

É por isso que hoje em dia não existem estratégias fechadas e imutáveis desde o início da sua arquitetura – feedback constante e a monitorização das principais métricas disponíveis, permitem-nos ajustar, readequar, questionar e agir. Torna-se por isso necessário ter da parte das agências um conhecimento em tempo real de informação que permita a tomada de decisão e a agilidade para questionar e intervir em cima do que pode ser uma nova realidade.

Este mix perfeito e agnóstico, revela o efeito multiplicador que a comunicação sempre teve e que com o advento dos meios cada vez mais digitais permitem uma resposta imediata e uma partilhar de opiniões e sentimentos, abrindo novos horizontes e caminhos para as marcas aproveitarem como forma de escreve a história que querem contar aos seus consumidores.

Mas mais uma vez, tal como no passado, uma marca tem de ter os seus valores de qualidade e honestidade bem firmados, sem os quais o alicerce base da relação com os consumidores, a confiança, nunca se conseguirá estabelecer.

Vivemos tempos de grande entusiasmo e verdadeiramente desafiantes para as disciplinas da comunicação e do marketing que nos fazem repensar muitos dos paradigmas e nos abrem portas para uma nova realidade, complexa mas também ela própria cheia de oportunidades.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.