Era uma vez um press release

15 de julho de 2016

Era uma vez um press release

Uriel Oliveira, diretor de operações e negócio da Cision

Apesar de terem sempre boas histórias para contar, alguns dos nossos clientes transmitem-nos, por vezes, alguma insatisfação em relação ao número de conversões bem-sucedidas entre jornalistas para quem enviam um press release e jornalistas que efetivamente o publicam.

É um facto que tudo começa com uma boa história:
É uma novidade? Interfere com a sociedade?
Afeta comportamentos, hábitos ou costumes?
É diferente da normalidade?
Provoca reação?
Está relacionada com alguém com grande mediatismo?
Partilha um conhecimento relevante?
O nosso estudo “O Estado dos Media 2016”, conduzido junto de jornalistas, indica que o canal preferencial de comunicação destes profissionais é o e-mail, mas o que pode diferenciar um e-mail que consegue atingir o seu objetivo, de outro que passa totalmente despercebido?

Apesar das relações públicas não serem uma ciência exata, a experiência diz-nos que existem procedimentos chave que podem fazer a diferença, quando objetivo é publicar um press release.
Aqui ficam os que me parecem mais importantes a ter em conta.

Estar presente
Fazer parte do quotidiano dos influenciadores chave para a sua comunicação é acompanhar, partilhar, comentar e relacionar o seu trabalho, as suas últimas publicações nas redes sociais, a sua vida pessoal e profissional. Estar presente é meio caminho para ser lembrado e reconhecido, no momento certo.
Este trabalho é o trabalho de casa diário que tem para fazer, ainda antes de saber o que vai partilhar. Criar relações, é a sua tarefa mais importante.

Estar atento à atualidade
A atualidade representa 80 a 90% do foco de qualquer jornalista. Se conseguirmos relacionar a nossa história com a atualidade, conseguimos mais facilmente furar a agenda mediática. Será que a sua história se consegue relacionar com desporto? Estamos no mês do Euro, o próximo será o mês dos Jogos Olímpicos. Alguma ideia?

Pensar fora da caixa
Não é todos os dias que temos uma boa história para contar, e quando o assunto que temos não é suficientemente apelativo, é preciso encontrar os condimentos certos que permitam transformar uma história banal, numa história excecional. Conjugar um facto que queremos comunicar com um ativo de comunicação que sabemos comprovado, como um patrocínio, um evento, um embaixador, pode resultar num bom momento de comunicação.

Adaptar e direcionar o conteúdo
Personalizar a mensagem à pessoa com quem queremos comunicar é decisivo para conseguirmos interagir. Longe vão os tempos em que enviar um press release era um processo automatizado de envio de um texto para um conjunto de contactos.
O press release é um documento vivo, deve ser curado em função de cada pessoa que o recebe – o destinatário tem que entender que aquela mensagem foi feita e pensada exclusivamente para si.

Monitorizar e avaliar
Conseguiu publicar o seu press release! Parabéns, afinal este era o objetivo. Quantifique o impacto que teve inserido na estratégia que definiu para esta ação de comunicação. Agradeça ao autor e envolva-o nas suas iniciativas futuras, agora que ele faz parte da sua comunidade de influenciadores ativos. Acompanhe e comente o seu trabalho e a sua vida social, interaja, mesmo que não tenha, neste momento, nada em concreto para partilhar com ele.

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