Sempre que a Apple apresenta um novo iPhone, milhões de pessoas em todo o mundo param para assistir em primeira mão às novidades.
Longe vão os tempos em que aqui, eram apresentados equipamentos totalmente disruptivos que iriam mudar a nossa vida pessoal, social e profissional dos próximos anos, ainda assim, não existe nenhuma marca capaz de mexer tanto com o mercado como a Apple.
Não são as inovações tecnológicas propriamente ditas, até porque as novas funcionalidades dos novos iPhone 8 e X já eram conhecidas do mercado em modelos seus concorrentes, o interesse está na forma como o iPhone combina a inovação, ou na forma como vai criar harmonia entre tecnologia, usabilidade, marca e culto. O que é certo é que as tendências do mercado são claramente marcadas a cada regeneração do iPhone.
O momento de apresentação do novo iPhone é um momento mediático de demonstração de força da Apple, evidenciado logo nesse momento pela capacidade de reach e engagement do seu owned media.
Antes da previsível reação mediática viral que se vai alastrar em todo o tipo de media, influenciadores, especialistas, geeks ou apenas utilizadores comuns, o keynote da Apple é transmitido em direto no website da Apple e acompanhado ao segundo por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
No dia da apresentação dos novos iPhone detetámos 44 616 notícias online sobre o assunto e no dia seguinte 57 338, para além dos vídeos e dos milhões de partilhas nas redes sociais – um “poder de fogo” invejável e único.
Este ano, à boleia do keynote da Apple, esteve a cidade de Lisboa, com direito a 2 fotografias e uma referência explícita no discurso de Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, que marcou o momento em que Lisboa apareceu nos ecrãs do Auditório Steve Jobs em Palo Alto.
O destaque a Lisboa durou pouco tempo, mas segundo o estudo que fizemos na Cision, estima-se que tenha alcançado mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, entre as que seguiram a apresentação no site da Apple e as que viram o vídeo integral publicado no Youtube.
14 milhões de euros era o valor a pagar para ter um alcance idêntico através de media digital pago.
Obrigado Apple.
Lisboa está mesmo na moda.
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