O crescimento do digital nos investimentos publicitários é um facto. No entanto os meios tradicionais continuam a ter muita relevância especialmente ao nível estratégico. Para consolidar um posicionamento, ainda é nos meios tradicionais que se consegue passar uma mensagem de forma massiva e acima de tudo, garantir credibilidade.
Com o crescimento do digital, surge a questão das métricas, logo mais e novos desafios! Hoje estamos perante uma nova realidade dos profissionais de marketing, mais objetiva e sofisticada, que acima de tudo que representa também uma mudança geracional.
Cada vez mais, os canais digitais, se bem trabalhados, conseguem envolver a venda e aí a questão dos investimentos em marketing, passa a ter outro valor para o negócio.
Outra questão relevante é o conteúdo, motivo pelo qual cada vez há mais empresas que têm recursos dedicados á produção de audio-visuais, porque com as novas plataformas digitais, passam a ganhar escala para gerar notoriedade para a marca, de um ponto de vista institucional e de produto.
Devemos ver cada negócio como único, o que significa que não existem receitas iguais para todos e que uma estratégia digital pode ser um sucesso para uma marca e um insucesso para outra. Várias marcas conhecidas – “born digital” têm apostado em complementar a sua abordagem e surpreender o consumidor através de abordagens tradicionais de marketing. Por exemplo, a Amazon nasceu online e o seu core business continua a ser venda online de produtos, apesar de recentemente ter aberto uma loja física, surpreendendo o consumidor e otimizando a experiência de compra.
Quanto ao futuro, o sucesso das novas estratégias de marketing passará sempre por uma atitude de flexibilidade e de adaptação ao mercado, procurando fazer as melhores escolhas no mix de investimentos para atingir os objetivos de negócio, não é por acaso que a “conversão em vendas” … é o novo normal.
Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner Squadra
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