Tenha novas perspetivas do seu negócio, que o ajudem a tomar decisões fundamentadas e rentáveis. Quais são os seus produtos ou serviços mais conhecidos? Qual desses tem uma margem de lucro maior? Qual é a percentagem de vendas proveniente de clientes existentes e qual a percentagem proveniente de clientes novos? Assim que tiver uma ideia mais exata sobre o desempenho da sua empresa, poderá tomar decisões mais acertadas sobre como impulsionar o seu negócio, como aumentar o volume e acima de tudo o valor das vendas.
A Estratégia: a forma como a sua empresa faz a “segmentação” de Clientes, é o alicerce para uma política comercial bem sucedida. É possível segmentar os clientes com base em diversas escalas de acordo com a necessidade da empresa, como por exemplo: Premium, A´s, B´s, C´s. Ao entender o perfil de cada público com que sua empresa se relaciona, poderá entender também qual o perfil de seu público alvo, ou seja, os seus clientes de maior valor, e por consequência, determinar políticas para aumentar o número destes clientes, aumentando também diretamente o seu lucro. Depois de criar a sua própria segmentação, interessa definir um plano comercial, com objetivos, recursos, políticas e orçamentos.
A Tática: depois de ter os Clientes identificados e segmentados, já sabe quem deverá contactar, quando e porquê, poderá centrar a sua atenção nas vendas e atividades de marketing de forma mais eficaz e produtiva. Hoje em dia, há boas ferramentas de CRM que lhe permitem analisar, gerir e partilhar informações, ajudando-o a tomar decisões melhores e mais acertadas. As novas ferramentas de análise e visualização de dados permitem-lhe controlar e realçar as tendências mais importantes.
O Relacionamento: o seu objetivo final é que todos os seus Clientes se tornem seus amigos. Envolva-se de forma genuína no negócio deles. Assuma como missão pessoal ajudá-los a ter sucesso. Através de um relacionamento próximo, obtenha uma ideia mais exata das necessidades dos seus clientes.
Confraternize com os seus Clientes e vai confirmar o valor que um bom relacionamento tem para o desenvolvimento futuro dos seus negócios.
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