Como integrar uma marca na Volvo Ocean Race?

17 de junho de 2015

Como integrar uma marca na Volvo Ocean Race?

José Manuel Costa, presidente da GCI

Pela primeira vez, uma tripulação exclusivamente feminina venceu uma etapa da Volvo Ocean Race. A etapa começou no domingo, dia 7 de Junho, em Lisboa, e terminou quase quatro dias depois em Lorient, França, e permitiu ao veleiro sueco SCA a sua primeira vitória na prova.

Para a SCA, porém, a Volvo Ocean Race é mais do que uma prova desportiva: é uma estratégia de comunicação integrada nos valores da marca – sustentabilidade, inclusão social, educação ambiental e fomento do empowerment feminino.

“Através dos nossos produtos de higiene de uso diário, [apoiamos] as mulheres e permitimos que elas participem plenamente na sociedade em todos os âmbitos: social, profissional e educacional”, explicou a SCA em terras lusas.

Foi assim em Lisboa mas também nas cidades que sediaram outras etapas da Volvo Ocean Race; foi esta estratégia que uniu as velejadoras da equipa às crianças da Casa Pia de Lisboa mas também a outras da Cidade do Cabo (África do Sul), Alicante (Espanha) ou Auckland (Nova Zelândia). Ou que fez a ponte entre os jornalistas e Catarina Albuquerque, relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Água Potável e Saneamento, para abordar a realidade desta questão nos países mais pobres.

Detentora da maior floresta privada da Europa, a SCA veio a Lisboa dizer que planta três árvores por cada uma que derruba e que comercializa produtos de higiene e florestais sustentáveis. Ao acrescentar o glamour da competição à mensagem, a empresa sueca ganhou pontos junto dos seus stakeholders e consumidores, alcançando uma notoriedade, provavelmente, antes inimaginável.

Num sistema mediático fragmentado por vários acontecimentos e eventos – e, dentro deles, os desportivos – a estratégia de integração da SCA é uma forma muito interessante de se ligar com os seus principais stakeholders. É certo que nem todas as marcas têm poderio financeiro para participar na Volvo Ocean Race, mas não é menos verdade que, as que têm, muitas vezes desperdiçam os patrocínios em acções pouco criativas e estanques.

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