Christmas shopping

27 de dezembro de 2013

Christmas shopping

Tiago Silva Lopes, Diretor de Dados e Conteúdos Multiplataforma TMN

Nesta época festiva as vendas são tradicionalmente fortes, definem bons ou maus anos e muitas vezes a sobrevivência de algumas empresas (que chegam a ter mais de 70% das suas vendas anuais concentradas no final do ano). Este ano, como seria de esperar, voltaram a bater-se todos os recordes de vendas online e acentuaram-se algumas tendências:

- a consulta e compra de produtos e serviços online recorrendo a equipamentos móveis, smartphones ou tablets, continua a crescer de forma muito significativa, representando já nos EUA mais de 20% do total de vendas online. Apesar deste crescimento muitas empresas ainda não têm os seus sites preparados para uma boa usabilidade em equipamentos móveis e perdem hoje muitas oportunidades de venda por essa razão. E neste caso não basta desenhar um site que fique bem em ecrans mobile, é também muito importante rever todo o processo de pesquisa, comparação e compra considerando o contexto de utilização do mobile que é substancialmente diferente do que encontramos na utilização do PC;

- as promoções aparecem cada vez mais cedo, mesmo online. A Amazon, por exemplo, lançou campanhas promocionais muito agressivas com descontos até 70% ainda antes do dia de Natal antecipando provavelmente a necessidade de escoar algum inventário que não estaria a vender tão bem quanto esperado e ajudando assim também a balancear categorias onde outros produtos já estariam próximo da rotura de stock;

- o enorme esforço dos maiores retalhistas para garantir entregas cada vez mais rápidas dos produtos comprados online. Recentemente surgiram notícias sobre a intenção da Amazon lançar um serviço de entrega de encomendas recorrendo a pequenos aviões teleguiados já em 2015, mas sendo ainda um cenário futurista, hoje a maior parte dos grandes retalhistas americanos já tem ou pensa vir a ter em breve, entregas no próprio dia.

Provavelmente muito do que se vai fazer durante o próximo ano na área do e-commerce andará à volta destas tendências e com o aumento da comodidade, conveniência e beneficio económico direto que daí virão para o consumidor o resultado no aumento de vendas será garantido.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.