Anytime-Anywhere-Marketing vem revolucionar o mercado
Ao longo dos últimos dias todos nós fomos surpreendidos com os números que a Apple está a divulgar sobre o sucesso das vendas do seu mais recente equipamento no mercado… 9 milhões de terminais em apenas 3 dias.
No verão verificámos que a venda de tablets no 1ºQuarter de 2013, superou os 49 milhões de equipamentos, um crescimento de mais de 142% face ao período homólogo de 2012, de acordo com os mais recentes números da IDC.
Estes valores demonstram uma tendência crescente no mercado e que reflecte a necessidade para o “Connected Nomadism” a que os consumidores já nos habituaram, estarem ligados ao mundo, a todo o momento, em qualquer local, ao seu ritmo sem barreiras no acesso a conteúdos.
Este contexto é claramente um desafio para as marcas, e para os marketers, não só pela necessidade que sentem de acompanhar uma evolução que ainda não compreendem na sua totalidade, mas principalmente porque os transporta para uma realidade nova para a qual não estão de todo preparados.
Perguntas tão básicas como “Quem é que domina o mobile marketing em Portugal? “ ou “Quem é que é a empresa de referência no mercado para me desenvolver uma app para a minha marca?” ou até mesmo “Como é que eu posso medir o sucesso da minha acção mobile?” ecoam muitas vezes sem uma resposta adequada dos parceiros e fornecedores de serviços.
É urgente fazer um “upgrade ao software dos marketers” para poderem enfrentar este novo campo de batalha, principalmente quando os estudos de mercado apontam para o facto de que as Branded Mobile Apps começam a ser a principal ferramenta de acesso a conteúdos das marcas antes ainda de irem consultar a sua página web ou a sua presença em social media, a par do facto de que 72% dos consumidores utilizam o seu mobile device enquanto consomem outros tipos de media, criando uma fragmentação de atenção perigosa para as marcas.
Os gestores estão a ficar sob uma pressão crescente para desenvolverem uma estratégia mobile que se adapte aos novos comportamentos do consumidor, e proporcione maior envolvimento com a marca. Por parte do mercado, torna-se claro que o consumidor valoriza cada vez mais as marcas que lhe permitem consumir e criar conteúdos que possam ser consultados e partilhados nas suas redes de influência.
Resolver esta equação não é uma tarefa simples, menos ainda integrar / blendar com as restantes peças do puzzle de marketing tradicional e digital. Cada dia que passa mais “digital natives” entram neste “jogo”, e cada vez mais “digital immigrants” adoptam este comportamento. Pois preparem-se! Fruto desta renovação comportamental deparamo-nos com realidades de consumo muito distintas daquelas que estamos habituados e que nos conduziram ao sucesso à frente das nossas organizações. Put your Brands on the move! Now!!!
Referências:
http://www.emarketer.com/Article/Brands-Mobile-Apps-Arent-Just-About-Discounts/1010100
http://www.gartner.com/newsroom/id/2525515
http://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prUS24093213
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