Chegámos à Croácia uma semana antes das cerimónias que no dia 30 de Junho, um pouco por todo o país, assinalaram a entrada do país na União Europeia. No nosso mapa com os destinos do Travel Brands a data há muito fora escolhida com essa intenção. Queríamos conhecer esta Marca Nação no momento da mudança. A 1 Julho, a Croácia tornou-se oficialmente o 28º membro europeu. Em boa verdade, há muito que os croatas já se sentem parte desta família europeia (as negociações começaram em Outubro de 2005 e o país foi obrigado a preparar-se para cumprir os requisitos), talvez por isso e também porque se juntam num momento em que o projeto europeu mostra fragilidade com uma economia atingida pela crise, a euforia era pouca…
Tal como Portugal, também a economia Croata já viu melhores dias, e não escapa aos efeitos do contexto económico europeu. O desemprego ronda os 20% e atinge fortemente os jovens. E é neles que se depositam esperanças até porque o nível de educação no país é um dos fatores competitivos da Croácia. Sem euforias e consciente dos desafios, o país parece olhar para a Europa como uma espécie de seguro com garantias para o futuro. Por um lado traz a sensação de segurança e estabilidade, duas décadas depois da Guerra da Independência. Por outro abre as portas a um mercado de 500 milhões de consumidores, que a seu tempo há de recuperar da crise, e que para já sem euforia mas com paciência, a Croácia quer conquistar.
Como escrevi na reportagem deste mês do Imagens de Marca Travel Brands, ao longo da semana que viajámos pela Croácia, pelas conversas que fomos tendo com os nossos guias, nas nossas entrevistas, fica a sensação que alguns capítulos da história do país ficaram por escrever. Nos anos 90 a Guerra dos Balcãs interrompeu um capítulo de crescimento, e desde 2009, a crise económica tem obrigado a repensar a estratégia de desenvolvimento económico que estava a ser escrita…Entre os crentes e os mais céticos na União, há uma certeza, abre-se um novo capítulo na história desta Marca País. É o momento de olhar para o futuro, de fazer uma gestão inteligente dos fundos comunitários, de testar a competitividade das marcas e empresas croatas. Porque numa mudança como esta é preciso olhar para os dois lados da moeda.
Deixámos a Croácia no dia 30 de Junho, no mesmo dia em que a Zagreb chegavam os representantes da Comissão Europeia e os Chefes de Estado convidados para as cerimónias que decorreram na Praça Ban Jelasic. Na viagem para o aeroporto vimos uma cidade decorada com o azul de uma bandeira que os Croatas já se habituaram a ver, de 500 em 500 metros a segurança nas ruas lembrava-nos que este era um momento importante para o país, que os olhos estavam postos em si, que nada podia falhar. A convicção do Embaixador Português em Zagreb há 4 anos Paulo Jerónimo da Silva, é que a Croácia irá vencer os seus desafios e servir como um modelo de integração europeia.
Na secção Travel Brands – Croácia não deixe de ver:
- Os textos e a emissão na íntegra.
- A galeria de fotos da equipa de reportagem do Imagens de Marca.
- As principais entrevistas realizadas pela nossa equipa de reportagem, na íntegra.
Comentários (0)