Numa época em que a velocidade aumentou significativamente as expectativas quantos aos tempos de interação entre marcas e clientes, e em que canais e touchpoints proliferam e complexificam exponencialmente esta realidade, aumenta o risco de, por querermos responder em velocidade, esquecermos o essencial.
Diferenciação, relevância e posicionamento são a base e chave para o sucesso de qualquer marca.
Definir a diferenciação de uma marca implica um estudo comparativo com as restantes marcas concorrentes no mercado, com vista a identificar ou a criar os elementos diferenciadores da marca.
Para obtermos relevância junto dos nossos stakeholders é necessário estudarmos as suas preferências e interesses, para que a criação dos elementos diferenciadores seja cumulativamente distinta da concorrência e importante para os stakeholders.
Uma vez identificados os elementos de diferenciação relevante de uma marca, importa comunicá-los para que os stakeholders os percecionem corretamente; criando assim uma imagem da marca na sua mente, o que mais não é que posicionamento.
Dito assim, tudo parece fácil. Na realidade não é. Já não era no passado, e agora com a complexidade referida, o desafio torna-se maior. Contudo não adianta avançar com atividade massiva da marca, senão tivermos o básico definido, pois será um desperdício de energia e recursos.
António Jorge, Consultor, Executivo e Docente Universitário
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