As melhores Campanhas deste Natal

11 de novembro de 2015

As melhores Campanhas deste Natal

Miguel Figueiredo - CEO excentricGrey

Todos os anos, por volta do início de novembro, dão início as campanhas de Natal. Várias são as marcas que aproveitam esta altura do ano, que para muitas representa o período em que mais vendem, para imprimir o seu cunho no espírito de Natal.

E, sendo que não há dúvidas que a marca mais bem sucedida de todos os tempos nesse aspecto foi a Coca-cola, com a criação da figura do Pai Natal que nós conhecemos hoje, é certo que todos os anos há uma marca que se torna a favorita do natal. A do ano passado foi a John Lewis (retalho), com um anúncio que apelou aos valores da amizade e da imaginação, evidenciados numa história envolvente e protagonizada por uma criança.

E este ano, qual será a grande vencedora?

Ainda é cedo para responder, mas John Lewis sai na frente, com uma nova história, mais uma vez protagonizada por uma criança e que conta já com quase 12 milhões de visualizações (parte proveniente de media paga). A formula é a mesma, ou seja,  capitalizar sobre os valores associados ao natal + criança + história envolvente, mas nem por isso perde o seu valor, pois mantém um ingrediente adicional importantíssimo: a história não é óbvia.

Tentando seguir a mesma estratégia mas com resultados muito diferentes, temos este ano a Sky, com um anúncio que tendo também uma criança como protagonista, gira em torno de uma história embutida da magia do natal e que capitaliza sobre  conteúdos apelativos, próprios de um canal de televisão (até os personagens da Marvel aparecem). No entanto falha a meu ver em dois aspectos cruciais: o desfecho é óbvio e os valores transmitidos estão longe do que se espera e deseja para esta época.

Para além da Sky, a competição este ano é renhida, com outras marcas a ganhar importância e sobretudo recorrendo a outro tipo de soluções. É o caso da M&S (retalho), que aposta no formato musical, também propício a este natal, ou da Waitrose (retalho), da Boots (retalho farmácias) e da Aldi (Supermercados) , que apostam em puxar pelo espírito visual e musical da época.

Seguindo uma estratégia diferente, afastando-se da mensagem natalícia mas capitalizando num outro grande evento esta época – a estreia do novo filme da saga Guerra das Estrelas, a Duracell lança um novo anúncio que está a fazer as delícias dos fãs. É uma estratégia que promete retorno em notoriedade, para quem tenha bolsos suficientemente fundos.

Outras marcas estão a apostar no humor. É o caso da Mulberry (malas), com uma paródia mais ou menos conseguida, relativa ao nascimento de Jesus, a Hallmark (Cartões e prendas de época), que quebrou com os seus anúncios emocionais para seguir uma linha mais satírica, e, a Currys (electrónica e eletrodomésticos), que lançou, na minha opinião, a melhor campanha de natal, numa série de anúncios cheios de pormenores maravilhosos.

Dito tudo isto, falta ainda o lançamento da campanha de um concorrente de peso, a Sainsbury’s, que costuma lançar as suas campanhas de natal apenas a 15 de Novembro e cujo anúncio no ano passado quase retirava a vitória à John Lewis, com uma história sentida de paz e fraternidade em tempo de guerra. O que quer que seja que lancem este ano, a fasquia está bem alta.

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