Todos nós, com o início do ano, criámos uma extensa lista de resoluções de ano novo. Muitas delas são boas intenções, e que criam a sensação de que enfrentamos 2016 com uma energia e uma capacidade renovada.
No entanto, e como alguém dizia, uma boa ideia sem um plano de concretização é apenas um sonho. E nós não queremos que isso aconteça. Por essa razão, dedico este breve artigo de opinião a ajudar todos aqueles que querem chegar ao final deste ano com “obra feita”.
Ambiciosamente, designo esta ajuda de “As 5 Regras do Sucesso para 2016” que todo o bom marketeer deve ter em atenção:
Regra #1 – Pensar sempre no Connected Consumer – ao longo dos últimos 5 anos, o comportamento do consumidor alterou-se de forma significativa. Os processos de transformação digital e o acesso a um grande manancial de informação sobre produtos e serviços, alteraram a relação entre os consumidores e as marcas. Estas (marcas) têm, mais do que nunca, a oportunidade de compreender as efectivas necessidades dos seus targets, as suas preferências e os seus comportamentos de compra e de consumo, e de actuar em conformidade, criando uma relação muito mais vinculativa.
Regra #2 – Uma abordagem Mobile First – Como resultado de uma vida cada vez mais nómada, de uma adopção acelerada dos smartphones, e do facto de surgirem diariamente novas APPs que facilitam a vida dos consumidores, o Mobile ganhou extrema relevância na estratégia de activação das marcas. Os consumidores esperam, e exigem, que as marcas desenvolvam funcionalidades mobile, que utilizem os serviços Cloud e os mecanismos de social sharing, os quais se tornaram fundamentais no seu dia-a-dia. Como consequência, as interacções com as marcas estão a acontecer muito mais através dos equipamentos móveis, do que através de PCs.
Regra #3 – Pessoas confiam em Pessoas – Cada vez mais as estatísticas são taxativas: Quando as “pessoas” ponderam uma compra, são mais influenciadas pelas opiniões de outras “pessoas”, do que pelas mensagens vinculadas pelas marcas. Este facto reforça a necessidade das companhias activarem os reais embaixadores dos seus produtos e serviços, de criarem uma base de fãs incondicionais que proactivamente partilham as suas experiências com outros consumidores e, dessa forma, os contaminam positivamente. Mais do que “impactar” o consumidor (algo que os meios tradicionais teimam em vender), é preciso envolver e activar os consumidores, de forma inteligente, subtil, intensa e, acima de tudo, criando valor.
Regra #4 – Proteger a informação – a crescente digitalização das empresas, e o aumento dos connected consumers (Regra#1), produz uma enorme quantidade de informação sobre hábitos de consumo, localização geográfica, históricos de compras e dados pessoais, os quais são privados e assim se devem conservar. No entanto, os marketeers devem ter em consideração que existem ameaças reais de cyber-hacking, e que têm de criar mecanismos eficazes de salvaguarda da informação de negócio, de direitos de propriedade intelectual e dos dados pessoais dos seus clientes.
Por último,
Regra #5 – Criar uma experiência ÚNICA (para cada cliente) – o nível de competitividade que temos presente em todos os sectores do nosso mercado é extremamente elevado. Os factores de diferenciação são cada vez mais efémeros e as ofertas comerciais disponíveis são cada vez mais semelhantes, pelo que, neste contexto, os clientes se tornam cada vez mais exigentes. O que faz a diferença? A experiência única e diferenciadora que cada marca consegue concretizar para cada um dos seus clientes, quer seja nos processos de compra, quer nos momentos de consumo. Um conceito tão simples de promover, mas tão difícil de concretizar. É que as práticas das empresas são quase sempre multicanal e têm uma visão fraccionada do seu cliente, quando deveriam ter uma abordagem omnicanal e uma perspectiva 360º do seu consumidor, o que transforma este num dos maiores desafios para os marketeers em 2016.
Espero que estas 5 regras sejam um bom contributo para que todos tenham um excelente ano de 2016 pleno de SUCESSO!
Gostei destes conselhos Rogério Canhoto, como sempre estes “take aways” são cheios de verdade! precisamos pensar sempre nas 24 horas dos nossos consumidores e perceber como comunicar…
Completamente de acordo
Bons insights! as usual!!