Carregal do Sal. Um dos 100 municípios que integram a Turismo Centro Portugal, situado num amplo maciço antigo do Planalto Beirão, entre as Serras da Estrela e do Caramulo, ladeado a norte pelo Rio Dão e a sul pelo Rio Mondego, com uma área de cerca de 120Km2 e com uma população de cerca de 9.835 pessoas.
Cabanas de Viriato. Uma das freguesias de Carregal do Sal, grandiosa em património arquitetónico, como o comprova a presença de solares e casas solarengas de génese medieval, assim como, as casas em granito bem características desta região beirã.
Casa do Passal. Monumento Nacional por resolução do Conselho de Ministros, através do Decreto n.º 16/2011 de 25 de Maio, publicado no Diário da República, 1.ª série, N.º 101, de 25 de Maio de 2011, distinção assente no ”valor científico, patrimonial e cultural (…) autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade” do imóvel que se destaca pelo «excecional interesse nacional».
E foi aqui, neste Lugar de Memória, que se cruzou a história de Portugal e do Mundo, num dos seus capítulos mais dramáticos, palco de uma das histórias mais comoventes e que mais enaltece a natureza bondosa e solidária do ser humano. O herói, Cônsul Português em Bordéus, natural de Cabanas de Viriato, por ocasião do Holocausto nazi, e apenas imbuído de caneta e papel, arriscou a própria vida, a que juntou o sacrifício do seu conforto e o da sua família, ao passar inúmeros vistos, tendo com isto sido capaz de salvar a vida a milhares de judeus.
O nome? Aristides de Sousa Mendes.
É este tributo que gostaríamos, ainda que de forma singela, fazer hoje aqui. O tributo a este grande português, Aristides de Sousa Mendes, marca de uma humanidade ímpar e inspiradora, uma marca que merece ser acarinhada e estimulada, difundida e reconhecida; uma marca que combata, com o exemplo, uma humanidade rara, esmorecida e cansada.
Está já a decorrer a requalificação e musealização da Casa do Passal, num projeto que envolve uma série de atores-chave, nomeadamente, o Governo Português, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Região Centro, a Direção Cultura Centro, a Câmara Municipal de Carregal do Sal, e a Fundação Aristides de Sousa Mendes. Este será um passo decisivo para que esta que é uma das mais importantes “marcas da humanidade” assuma o seu lugar devido na história de Portugal e do Mundo.
Pedro Manuel Monteiro Machado, Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal
Comentários (0)