Quando é que os gestores vão perceber que os Millennials são o target mais relevante para a sobrevivência da sua marca nos próximos anos?
Recentemente tenho constatado que são várias as empresas que não estão a dar a devida importância a esta geração de consumidores.
Neste novo contexto, os Millennials – também conhecidos como Digital Natives, ou ainda Geração Y – ganham um peso crescente. Os elementos mais velhos desta geração estão agora a dar os primeiros passos na sua carreira profissional, e a terem impacto efectivo na nossa economia empresarial.
Grande parte das companhias não lhes deu ainda a devida atenção enquanto consumidores, e não sente o seu efeito nos indicadores de vendas. Na realidade, a maior parte das marcas planeia o futuro a olhar para o passado, quer seja por falta de competências digitais, quer seja por inércia nos processos de decisão, quer seja ainda por falta de pressão competitiva para a evolução.
São vários os estudos de mercado sobre esta geração que apontam para uma alteração profunda de hábitos. A forma como estes consumidores se relacionam com as marcas é totalmente diferente das gerações precedentes.
A dinâmica desta nova geração é de tal modo formatada pelas características das tecnologias que dominam, que 40% querem participar na co-criação dos produtos e serviços, partilhando a sua informação, na expectativa de ter experiências de consumo ajustadas às suas reais necessidades, reflectindo a democratização da cultura do crowdsourcing. Cerca de 70% sentem-se na obrigação / responsabilidade de partilharem o seu feedback pessoal, depois de uma experiência de consumo, seja ela positiva ou negativa, condicionando ou cativando futuros consumidores.
Para 89% dos consumidores Millennials os smartphones são o principal meio de comunicação e ponto de contacto. Através deles, os media sociais são a fonte de informação mais relevante para saberem notícias do que os rodeia e conhecerem novos produtos, para interagirem com os seus pares e partilharem conteúdos.
Estamos perante um consumidor que procura relevância por parte das marcas, que quer uma resposta adequada às suas necessidades, que pretende a personalização dos produtos às suas solicitações, e que deseja um imediatismo de resposta praticamente em tempo real.
Se verificarmos, são poucas as marcas que estão preparadas para conquistarem esta tipologia de clientes e de enfrentar este novo desafio. A maior parte das companhias sentem muitas dificuldades na adaptação a esta nova realidade. Na realidade, encontramos empresas que mantêm as suas práticas conservadoras de comunicação apesar de a realidade lhes demonstrar a necessidade de evolução.
Os Millennials são substancialmente diferentes das gerações anteriores tornando as práticas empresariais tradicionais rapidamente obsoletas, tornando-se mais desafiante entendê-los, conhecê-los e cativa-los.
Comentários (0)