O crescimento do mobile em todas as vertentes continua a impressionar, quer seja pelo crescimento explosivo do número de smartphones ou pelo enorme aumento de tráfego nos sites internet e consequentemente de vendas através destes equipamentos. A sua importância tem vindo a aumentar e a tendência é que este crescimento se intensifique. Naturalmente os principais players na internet têm procurado formas de captar o valor que esta evolução tem gerado e encontrar formas de dotar os seus anunciantes das melhores ferramentas para beneficiarem deste crescimento e no último mês dois dos maiores players na internet, e talvez aqueles com presença mais forte no mobile, anunciaram novidades nesta área.
Primeiro foi o Twitter a disponibilizar uma API de publicidade para developers e mais recentemente o Facebook anunciou melhorias na sua ferramenta de publicidade para mobile. Hoje em Portugal é possível efetuar vários filtros para afinar uma campanha mobile e definir por exemplo com base no perfil de navegação, localização do utilizador, tipo de smartphone, sistema operativo ou a rede a que o cliente está ligado (por exemplo é interessante para um anunciante que pretende convidar os utilizadores a fazer download de uma app focar a sua campanha em clientes que estão numa rede wi-fi porque estarão mais propensos a aceitar efetuar o download da app naquele momento).
Os resultados obtidos por quem já recorre a estas ferramentas são muito interessantes e demonstram a importância da correta contextualização das campanhas. O pouco tempo disponível do lado dos consumidores e o bombardeamento de mensagens a que hoje em dia são sujeitos obrigam a um cuidado adicional, quer dos anunciantes quer dos agregadores de audiência, para tirar o melhor partido desta audiência e evitar uma exposição excessiva e potencialmente danosa a mensagens fora de contexto.
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