O Google anunciou duas alterações muito relevantes na forma como vai passar a valorizar sites e aplicações em pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis.
A primeira peca por tardia mas será a de maior impacto, o Google incluiu finalmente no seu algoritmo de pesquisa, como uma das características a considerar para a ordenação de resultados, o grau de adaptação do site a ambientes móveis. Não se sabe o peso que foi dado a esta característica no algoritmo mas há muito tempo que se esperava esta mudança e provavelmente vamos deixar de ver na primeira página de resultados links para sites que simplesmente não funcionam em mobile. Já há muito que se justificava esta medida e o serviço que o Google prestava era claramente inadequado não fazendo jus à sua imagem de empresa inovadora e que define tendências. No passado não tenho dúvidas que o Google teria feito esta alteração mais cedo uma vez que melhora inequivocamente a experiência de utilização dos seus clientes em ambientes de mobilidade. Hoje talvez tenha outras prioridades e prefira esperar que os seus maiores clientes façam os ajustes necessários aos seus sites, mesmo que isso demore uma eternidade, antes de avançar com medidas que têm um enorme impacto negativo no tráfego direcionado para os sites que não se adaptaram à nova realidade da navegação em telemóveis e tablets.
Não quero com isto dizer que o Google não tenha feito alguns ajustes na sua pesquisa para melhorar a experiência de utilização ao longo dos últimos anos mas são os próprios a admitir que esta mudança trará impactos significativos na forma como os resultados são apresentados.
A segunda mudança terá impacto essencialmente nos utilizadores Android, o algoritmo vai passar a considerar também as aplicações móveis presentes no smartphone quando o utilizador esteja logado, permitindo assim uma experiência mais rica e integrada para quem já utiliza essas aplicações, quando o ponto de partida seja um site mobile.
Para os marketeers é fundamental assegurarem que os seus sites estão de acordo com aquilo que o Google considera importante para uma boa experiência em ambiente móvel. As alterações nos rankings de pesquisa deverão ser profundas nos próximos meses e a velocidade de resposta ditará a capacidade de aproveitamento desta oportunidade.
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