A AMScreen, uma das maiores empresas de outdoors digitais da Europa, lançou agora um teste com indoor display que permite detecção facial. Concretamente, o que esta tecnologia faz é permitir saber cada segundo e à frente de cada ecrã, quantas pessoas estão à sua frente, as suas idades e sexo.
Esta é uma tecnologia que já existe há alguns anos mas é a primeira vez que está a ser aplicada na Europa num teste tão alargado como o que a AMScreen está a fazer.
A resultar bem, a aplicação desta tecnologia a redes de outdoors tem 2 vantagens enormes para as marcas: A primeira é que permite finalmente responder a perguntas (que inclusivamente os anunciantes já deixaram de fazer em Portugal) como – mas afinal quantas pessoas realmente vêem a minha publicidade exterior? E quantos são homens e quantos mulheres? E de que idades?
A segunda vantagem tem a ver com uma derivada que resulta da implementação desta tecnologia. É que este tipo de display está em comunicação permanente via Web, o que faz com que seja passível de actualizações de conteúdo praticamente em tempo real. Isto significa que um anunciante deixa de estar condicionado a contratar o espaço por slots inteiros de tempo como 1 semana, para poder contratar apenas espaço em determinados períodos do dia, ou, apenas quando o seu target demográfico está à frente, ou ainda, servir conteúdos diferentes, consoante o tipo de pessoas que está à frente.
Para já a aplicação da tecnologia é ainda em teste e desde logo tem uma limitação grande na implementação em locais de rua. Os displays ainda não lidam bem com o a luz solar e não estão preparados apra detecção facial dentro de viaturas em movimento. Mas no que respeita a indoor display, este parece-me ser sem dúvida o caminho.
Podem saber mais informação no link em baixo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wvfe8tlhsNA
Comentários (0)