O conceito Blue Ocean notabilizou-se com o livro “Blue Ocean Stategy” de Renée Maugborne. Em Maio deste ano a autora publica, na Harvard Business Review, um artigo com o título Blue Ocean Leadership.
Trata-se de um artigo de elevada relevância para o marketing e para a gestão, porquanto se baseia na constatação de que o desempenho das organizações está hoje dependente do grau de envolvimento dos colaboradores e que este, por sua vez, depende fortemente da performance dos gestores.
De facto, segundo a autora, citando um artigo da Gallup, apenas 30% dos colaboradores estão verdadeiramente envolvidos no projeto e objetivos da empresa, 50% “entregam o seu trabalho” à empresa sem qualquer proactividade e 20% estão descontentes, não compreendem o seu papel e/ou “remam mesmo contra a maré”.
Esgotado o paradigma de eficiência por via da otimização organizativa e processual, a oportunidade de alavancar os resultados empresariais passa agora por estratégias de maior envolvimento dos colaboradores. Para o efeito, dois fatores ganham extrema relevância: (1) os gestores que têm um contacto direto com os seus colaboradores e (2) a comunicação interna que complementa esse contacto direto.
A liderança Blue Ocean, abre-nos assim uma janela de oportunidade para melhorias de produtividade, de qualidade e de valor de marca; pelo que recomendo uma leitura crítica ao artigo.
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