Há quem divida as pessoas do mundo em dois grupos: as que veem e veneram Game of Thrones e os que não veem, não querem saber, nem têm interesse nenhum em ver.
Se assim for, arriscando ser literalmente ignorado pelos membros do segundo grupo, escrevo este texto como fã incondicional desta épica fantasia medieval.
A sétima temporada de Game of Thrones, a segunda que não foi ainda escrita originalmente pelo escritor George R.R. Martin, passou num ápice. O tempo e o espaço parecem ter desaparecido da narrativa, que foi encurtando os dias longos e as distâncias longínquas, despertando um turbilhão de acontecimentos, que vão ligando a história e que nos deixam, mais uma vez, em suspense até à próxima e derradeira temporada.
E assim, enquanto o tempo passa, que por aqui ainda demora alguma coisa a passar, felizmente, reuni algumas das mais famosas citações das personagens de George R.R. Martin, num exercício de reflexão sobre a sua pertinência no nosso trabalho, profissionais da comunicação e do marketing.
“Knowledge is power”, Petyr Baelish ’Littlefinger’
Saber tudo o que está a acontecer com a sua atividade, os seus concorrentes e toda a informação que possa influenciar o mercado é ter um radar de monitorização e análise ativo que lhe permita saber, avaliar, reagir, ter ideias ou descobrir oportunidades.
“The Lannisters always pay their debts”. Lannisters
Cumprir o que promete é única forma credível de estar no mercado. A credibilidade é um alicerce de consistência da sua identidade e por isso deve ser transversal a todos os momentos da existência da marca, quer seja na forma como nos relacionamos com os nossos clientes, com fornecedores, com media ou qualquer outro stackholder.
A reputação da marca para quem trabalhamos, dos produtos e serviços é também a nossa própria reputação.
“Winter is coming”. Lema da casa Stark
Uma crise pode surgir a qualquer momento e a única coisa que é possível fazer para atenuar os seus efeitos é estar preparado. O plano de comunicação de crise é um instrumento fundamental de base para qualquer entidade.
“Never Forget what you are, for surely the world will not. Make it your strength, Then it can never be your weakness. Armour yourself in it, and it will never be used to hurt you”. Tyrion Lannister
Está na base qualquer plano de marketing – o SWOT da sua empresa, dos seus produtos, da sua equipa, e porque não de você mesmo. Só conhecendo as nossas forças e fraquezas, podemos ser mais fortes e competentes, identificar oportunidades e prevenir ameaças.
Can a man still be brave if he’s afraid? Bran Stark
That is the only time a man can be brave. Ned Stark
O fracasso por vezes está a uma curta distância do sucesso. Ter medo de falhar não significa, no entanto, não fazer, significa fazer, correr riscos, mas saber o que fazer quando algo não corre bem.
If we don’t put aside our enmities and band together, we will die. And then it doesn’t matter whose skeleton sits on the Iron Throne. Davos Seaworth
Quando se trata de defender um bem comum, os seus concorrentes também podem ser seus aliados. Não vale tudo e quem acha que vale, mais tarde ou mais cedo sofre as consequências no mercado – Os consumidores estão normalmente muito atentos à ética empresarial.
“Everything before the word “but” is horseshit”. Jon Snow
Ser consistente, incisivo e determinante na comunicação das mensagens que suportam a sua marca. Ninguém vai querer saber dos “mas”, todos vão querer saber dos “porquês”.
The things we love destroy us every time. Jeor Mormont
Trabalhamos num contexto emocional, mas não quer dizer que nos deixemos levar pelas emoções. O planeamento, o calculismo estratégico e a frieza emocional são fundamentais para fazer prevalecer a razão.
You know nothing, Jon Snow. Ygritte
Temos o privilégio de presenciar ao início de uma revolução digital maciça que altera literalmente todas as indústrias de forma dramática.
Partimos com a humildade de quem não sabe nada, porque mesmo sabendo alguma coisa, o contexto disruptivo em que trabalhamos, faz com que tenhamos que partir muitas vezes do zero, aprender todos os dias coisas novas e só assim ambicionar ser um bocadinho melhores.
Uriel Oliveira, diretor de operações e negócio da Cision
Créditos fotográficos: HBO
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