Estudos recentes identificam as 5 características mais importantes para ter sucesso na “Inovação”:
- Liderança empresarial forte e visionária
- Cultura certa para promover a apoiar a inovação
- Disposição para desafiar o status quo e para assumir riscos
- Criar redes de colaboração (com Clientes, Fornecedores, consultores)
- Ter capacidade e aptidão para criar
A importância de se colocar a “inovação” no centro da gestão estratégica e envolver a linha da frente do negócio, é o resultado dos CEO´s considerarem que esta deverá ser a cultura genuína das empresas que pretendem ser vencedoras no mercado.
Um indicação muito clara desse movimento é o facto de cada vez mais as empresas motivarem as suas equipas a dedicarem um tempo específico para desenvolver e apoiar novas ideias.
O foco da inovação está-se a tornar mais radical, à medida que os gestores procuram novas fontes de receita e não apenas melhores produtos.
Apesar desta transformação, a prioridade ainda continua a ser dos “produtos”, seguida cada vez mais perto pelos “modelos de negócio” e “experiência dos clientes”.
Em resumo, o ingrediente-chave é ter a capacidade de criar uma cultura organizacional que estimule genuinamente a gestão da inovação em todas as áreas de uma empresa, promovendo o cruzamento de ideias entre colaboradores com diferentes responsabilidades.
Depois aprovar uma ideia, a empresa terá de estar devidamente organizada e de ter processos suficientemente céleres para levar a inovação ao mercado… antes da concorrência.
Comentários (0)