Somos bombardeados todos os dias com o risco do país, a degradação do mesmo e o aumento do custo do dinheiro. Mas de que forma este influencia o valor das marcas?
É geralmente aceite por todos que o efeito do país de origem da marca afecta o processo de decisão de consumo ou de investimento. Sem entrar em polémicas, de uma forma geral, associamos diferentes atributos a produtos de marca alemã, italiana, francesa ou portuguesa. E essa percepção influencia o nosso processo de escolha!
Nesse sentido, sempre que a situação se degrada e aumenta o risco, a consequência é uma degradação significativa das condições de financiamento das empresas, condicionando o investimento e as perspectivas de crescimento das vendas dos seus produtos ou serviços.
Adicionalmente, as percepções e o processo emocional associados ao aumento de risco de um país também afectam o processo de decisão, em particular de consumidores externos.
Em ambos os casos, existe uma correlação óbvia entre este aumento do risco e a diminuição do valor das marcas desse país, traduzida no aumento da taxa de desconto.
O inverso é óbviamente verdadeiro, ou seja, uma diminuição do risco do país traduz-se num aumento do valor das suas marcas.
Sendo o risco de um país bastante influenciado pela percepção que os diversos stakeholders têm deste, nas suas mais diversas dimensões, torna-se determinante, e diria, urgente, que a mudança de percepção sobre o nosso país seja um dos nossos objectivos de curto prazo.
Estabelecer qual o valor actual da marca Portugal e definir a estrutura que permita a sua monitorização é pois o caminho para que todas as nossas marcas beneficiem de melhores condições para se expandirem, em particular para os mercados externos.
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