Merci, Christian Blachas!

6 de fevereiro de 2012

Merci, Christian Blachas!

Cristina Amaro, diretora Imagens de Marca

Hoje, enquanto dava uma entrevista para a revista Exame, caia no meu email a notícia do desaparecimento do “pai” do Culture Pub, o programa francês que inspirou a criação do Imagens de Marca, há mais de 10 anos atrás.

Quando me sentei ao computador não queria acreditar… Tinha estado há pouco mais de meia hora a falar de Christian Blachas com o meu colega jornalista Adriano Nobre. Tínhamos, há pouco mais de meia hora atrás, viajado juntos no tempo para recordar os tempos em que eu me deliciava a ver as emissões conduzidas por este Senhor da comunicação…

Partilhei com ele a entrevista que fiz ao então chefe de redação do Culture Pub, Olivier Domérc, acho que no ano 2000 (já não estou bem certa….), ainda quando eu era jornalista da Revista Exame. Recordei as horas de conversa em que me perdi a falar do programa que mais adorava ver na televisão…o único que me prendia aos Domingos à noite. E disse-lhe o que talvez não tenha dito muitas vezes em on: que foi quando saí daquele entrevista, no Hotel D. Pedro, em Lisboa, que uma “vozinha interior” me disse que devia eu criar um programa semelhante em Portugal… Na altura não achava ser capaz de tamanha proeza! Afinal Christian Blachas, era um visionário e um pioneiro na matéria, fazia maravilhosamente bem o que eu achava só ser possível em sonhos…

Fiquei sem palavras quando li a notícia e confirmei a sua veracidade! Christian Blachas, ainda nos seus jovens 65 anos, deixou-nos repentinamente. Ele, que foi… é, sempre será…o rosto de um programa de culto que reunia publicidade de todo o mundo, parte novo demais e cedo demais. Com tanto mais para dar… Ficamos todos mais pobres. Os que gostam “destas coisas” das marcas…. Mas é certo que ele nos deixa uma grande riqueza: ter transformado a publicidade numa arte!

Apaixonado pela pub, o jornalista também fundador da CB News, fez dela a arte do século XX. Popularizou-a. Observou-a como ninguém. Muito apreciado e respeitado pela comunidade publicitária e da comunicação, Blachas deixa uma marca indelével no mundo das marcas. As homenagens de Frédéric Mitterrand, Ministro da Cultura e da Comunicação e de Jacques Séguéla, um dos nomes mais sonantes da publicidade, são sinónimo disso mesmo… (http://www.facebook.com/cbnews?sk=wall#!/cbnews?sk=wall)

A nós também nos deixa muito e por isso quero publicamente homenagear quem me prendeu tantas horas em frente ao écran a sonhar com um programa semelhante em Portugal. Nunca lhe agradeci pessoalmente os momentos fantásticos que ele me “ofereceu”. Nunca lhe agradeci pessoalmente a inspiração que me trouxe. Nunca lhe disse que ele tinha sido a minha musa inspiradora…porque, na verdade, nunca pensei que ele fosse mortal. Como todos nós…

Estou triste. Estranhamente confusa até… porque sinto que perdi alguém que me deu muito, que partiu um amigo próximo, apesar de não o conhecer de perto! Mas acho que o melhor que hoje posso fazer é dedicar-lhe estas palavras, deixar-lhe um enorme Bem-Haja e dizer-lhe que também em Portugal ele deixa um pouco da sua alma. O Imagens de Marca, que esta semana se apresentou ao mercado com uma nova imagem, 8 anos depois da sua estreia em TV, tem um pouco dele. Para mim, na verdade, Christian Blachas é eterno! Salut Christian! «Badoum Ba!…» http://www.culturepub.fr

 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.