Muito se tem falado da solução de exportação e internacionalização de marcas como via para a resolução da crise portuguesa. Depois de tanta discussão, é consensual esta solução.
Menos se tem falado de empreendedorismo. Esta atitude de criação de valor por via da procura de oportunidades de novos negócios e/ou da identificação de lacunas na oferta de produtos ou serviços; ou ainda de necessidades latentes nos consumidores, é fundamental para a renovação e desenvolvimento da Economia Portuguesa e, por consequência, para o fortalecimento e/ou criação de marcas.
Não é fácil ser empreendedor em Portugal, por variadíssimas razões que não pretendo aqui listar exaustiva e cientificamente. Saliento apenas a aversão ao risco, que leva a que se faça sempre as mesmas coisas com os modelos e metodologias já testadas; mantendo-nos na zona de conforto. Empreender é arriscar, e mesmo errar, aprendendo com os erros, melhorando assim a performance e gerando sucesso.
Partilho um vídeo onde a sábia natureza nos mostra que a Vida tem riscos e que é necessário viver com eles para nos desenvolvermos e crescermos. O Homem tem a palavra para ensinar e educar os seus filhos, reduzindo-lhes assim o risco. Os Animais não têm; pelo que é a vivência do risco que permite a aprendizagem para a defesa futura. Observem o que a mãe urso fez o seu filho viver para que este compreendesse qual o comportamento de defesa (ele faz exatamente o mesmo que a mãe só não tem a sua estatura, mas quando a tiver “está pronto para a Vida”.
Aprendamos com a natureza. Arrisquemos, sejamos criativos na busca de oportunidades, na conceção de modelos de negócio e na gestão e comercialização de marcas, para que, a par com a internacionalização alavanquemos a criação futura de valor e de marcas mais fortes.
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