Nos últimos artigos tenho vindo a abordar temas que contribuem para o desenvolvimento das Marcas, da Economia e, por consequência, do País.
Falei da diferenciação, da internacionalização e do empreendedorismo; importa acrescentar a esta tríade, a Inovação.
Dado o caracter multidisciplinar e subjetivo da gestão, todos estes fatores se interligam, contribuindo para o sucesso e desenvolvimento, não sendo possível, muitas vezes, identificar qual deles contribui mais.
A inovação enquanto fenómeno desenvolvido por humanos, encerra em si, na maioria das vezes, um fenómeno multidimensional e pluridisciplinar que ao nível das organizações pode ser identificado:
• No marketing mix (produto, preço, distribuição, comunicação e pessoas),
• Na gestão da relação com o cliente,
• Nos processos e metodologias da gestão empresarial,
• Na forma como se interpreta a Sociedade e o Mercado e se identificam oportunidades.
Inovar pressupõe criatividade, conhecimento e, um pouco como o empreendedorismo, tolerância ao risco e iniciativa de experimentar. Assim para que esta se desenvolva é necessário criar ambientes organizacionais e disponibilizar recursos, que permitam a iniciativa, lidem bem com a diversidade de opiniões e desenvolvam uma atitude criativa.
Este desafio não é apenas das empresas; porquanto muito conhecimento e dinâmicas de criatividade estão nas instituições de ensino superior. Assim projetos colaborativos de investigação aplicada à realidade das empresas, poderão alavancar o desenvolvimento destas, principalmente para aquelas que não possuem estes recursos.
Unamos e coordenemos esforços a caminho de um Futuro Positivo.
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