Chama-se “The Magellan Valley” e é uma cidade virtual criada com o objetivo de dar a conhecer ao mercado e aos empregadores os alunos finalistas do The Magellan MBA da Porto Business School. Inspirada em Silicon Valley, esta plataforma pretende assumir-se como uma comunidade em rede, onde as empresas poderão encontrar, segundo a escola, perfis diferenciados e únicos.
Ao contrário dos tradicionais currículos, esta cidade apresenta os alunos como empresas para as quais estão definidos logótipos próprios e mensagens-chave. No fundo, os alunos passam a ser apresentados como se de marcas se tratassem.
Uma campanha de promoção que se baseia na crescente importância do chamado «personal branding». Segundo Paula Rodrigues, Responsável pelo Departamento de Desenvolvimento de Carreiras e Gestão de Pessoas da Porto Business School, numa época em que existe uma elevadíssima oferta de profissionais altamente competentes, “é determinante a preparação da marca pessoal de cada um”, para além das competências que a pessoa detém para desempenhar determinado cargo.
A especialista afirma que as escolas têm responsabilidade na construção das marcas pessoais dos formandos e que uma das suas missões é fazer com que os alunos sejam “apetecíveis” aos olhos dos recrutadores. Motivo que tem levado o MBA da Porto Business School a trabalhar com os alunos as competências comportamentais que hoje são fulcrais para garantir o acesso ao emprego. Depois de no ano passado ter mostrado os alunos como se fossem heróis de banda desenhada, agora a escola transforma os alunos em empresas.
Este foi o ponto de partida para percebermos junto de Paula Rodrigues qual a verdadeira importância do Personal Branding no atual acontexto, e como é que qualquer profissional poderá realmente destacar-se no meio de tantos talentos. Convidamo-lo a assistir a esta entrevista no topo da página.
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