Os números foram revelados no início de abril e referem que as vendas da Playstation 4 superaram a barreira dos 7 milhões de unidades vendidas. Esta é a mais recente consola da marca que está disponível em mais de 70 países.
A notoriedade da marca e o volume de vendas podem ter chegado a este patamar com a ajuda de uma das principais provas desportivas de clubes do mundo, a UEFA Champions League, onde a Playstation entra em campo como um dos patrocinadores oficiais da prova. A final vai colocar frente-a-frente os dois grandes clubes da capital espanhola: o Real de Madrid defronta o Atlético de Madrid no Estádio da Luz, em Lisboa, a 24 de maio.
Mas qual a estratégia e historial de patrocínio da Playstation à UEFA Champions League? As respostas são dadas por Miguel Cunha, Coordenador de Marketing da PlayStation Portugal.
Quando a Playstation começou a patrocinar a Champions League?
O patrocínio da PlayStation à UEFA Champions League iniciou-se em 1997.
Porque aposta a marca neste patrocínio?
O melhor futebol do mundo é uma grande oportunidade para atingir o público da PlayStation em Portugal, na Europa e no resto do mundo, pelo que a associação à UEFA Champions League é uma das melhores formas de chegar às pessoas e fomentar um envolvimento com a marca PlayStation junto de um público abrangente. Esta transversalidade é uma característica do público que segue o futebol, claro, mas também dos fãs da PlayStation em Portugal. Depois, futebol e PlayStation têm uma relação muito próxima, graças aos jogos que existem para as nossas plataformas – a experiência dos jogadores com títulos de futebol está intrinsecamente ligada àquilo que é a experiência PlayStation. Por outras palavras, o futebol é uma parte muito importante do ADN da PlayStation, seja ele real ou virtual. Porque as emoções de jogar contra um amigo numa partida de FIFA ou de PES são as mesmas que se sente quando os nossos clubes se defrontam na realidade. Por isso, o futebol real é definitivamente uma extensão natural do nosso território. É por isso que estamos associados à UEFA Champions League desde 1997 e também é por isso que, tal como anunciámos há pouco tempo, a PlayStation 4 é a consola oficial do Campeonato do Mundo da FIFA no Brasil.
Qual o retorno que a marca obtém através desta aposta? É um retorno financeiro?
Como já referido, mais que um retorno financeiro, a associação à UEFA Champions League é uma das melhores formas de chegar às pessoas e fomentar um envolvimento com a marca PlayStation junto de um público abrangente que se identifica com os valores da marca.
A Champions acaba por ser também uma plataforma para apresentar e lançar novos produtos ao mercado?
Fruto da transversalidade do evento, é sem dúvida uma forma relevante de posicionar novos produtos junto de um público bastante abrangente, como temos feito esta época com a PlayStation 4, por exemplo. Em termos de marketing, olhamos naturalmente para a UEFA Champions League como uma plataforma adicional de comunicação que se insere numa estratégia global da marca.
A marca tem apostado em desenvolver ações relacionadas com a Prova? Se sim, quais?
No âmbito do patrocínio da PlayStation à UEFA Champions League, a PlayStation está a desenvolver uma iniciativa para dar a um jovem português a possibilidade de assistir à final da competição, ir ao relvado durante o aquecimento das equipas, marcar presença na conferência de imprensa do final do jogo e entrevistar o comentador televisivo português do jogo, com o objetivo de redigir um artigo sobre o jogo que será publicado posteriormente. Para quem gosta de jornalismo ou simplesmente de escrever sobre desporto de forma geral, é uma experiência única. A par desta ação, temos em curso um passatempo online que dará aos vencedores a possibilidade de obterem um bilhete para a final de Lisboa, entre outros prémios. A PlayStation e a UEFA desenvolveram ainda uma aplicação para a UEFA Champions League Fantasy Football, que também disponibiliza prémios da marca e da UEFA Champions League para os aficionados do desporto-rei. A par destas ações, vamos estar presentes no festival da final da Liga dos Campeões que se realizará em Lisboa, na Praça do Comércio, com uma área de experimentação PlayStation, onde os presentes vão ter a possibilidade de experimentar, por exemplo, a PlayStation 4, que será um dos nossos grandes destaques.
Que outro tipo de competições desportivas contam com o patrocínio da Playstation?
A par da associação à UEFA Champions League desde 1997, como anunciado há pouco tempo, a PlayStation 4 é a consola oficial do Campeonato do Mundo da FIFA no Brasil.
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