A genuinidade, a autenticidade e a capacidade de atração das cidades nacionais são as características mais valorizadas pelos turistas que visitam Portugal. As conclusões são de um estudo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, sobre precisamente a perceção dos turistas na visita ao território nacional.
A análise, apresentada durante o XII Fórum Internacional de Turismo, em Vila Nova de Gaia, mostra que os turistas estão globalmente satisfeitos com as viagens a Portugal, com uma média de quase seis pontos numa escala de um a sete. Ainda assim, só 24% dos inquiridos revelam estar completamente satisfeitos com o destino.
A gastronomia e os vinhos, o património histórico, as praias, a natureza e a hospitalidade dos portugueses são os atributos que mais satisfazem os turistas. Por outro lado, os transportes, a limpeza, a informação turística e a qualidade do serviço são considerados aspetos a melhorar.
O estudo revela ainda que os turistas mostram-se cada vez mais preocupadas com a pressão que o turismo pode colocar ao nível da originalidade das cidades nacionais, e uma parte significativa – 37% – afirma que é cada vez é mais difícil interagir com as populações locais.
Para conhecermos as conclusões principais deste estudo estivemos à conversa com António Jorge Costa, Presidente do IPDT, numa entrevista que pode ver acima.
Comentários (0)