Na semana em que se iniciam as comemorações do 10º aniversário do programa Imagens de Marca, damos a palavra à equipa fundadora.
Quando estamos sentados num banco de escola é natural que as perguntas andem no ar para porem à prova o nosso conhecimento. O que não é tão expectável é que naquele local uma pergunta surja para pôr à prova o nosso futuro.
“Vou produzir um programa de televisão sobre marcas. Queres fazer parte da minha equipa?”
Sem hesitações e sem meias medidas, a pergunta surgiu quando ainda estava sentada na carteira do Atelier de Jornalismo Radiofónico do Cenjor. Veio da minha colega do lado, poucos dias após o início do curso, entre conversas de experiências e sonhos de futuro.
Aquela pergunta tinha tanto de interessante como de estranha e, na verdade, não tinha apenas um ponto de interrogação, mas vários. Levei as interrogações para casa para as partilhar com a minha mãe. Às dúvidas juntei o facto de o convite ter sido endereçado por uma colega, jornalista de imprensa com experiência, que estava a tentar pôr no ar, na SIC Notícias, um programa sobre marcas.
Mas realmente no ar continuava a ideia de que aquela seria provavelmente uma proposta que não iria sair da gaveta das intenções. Mentira! Aconteceu em Dezembro de 2003 e nem um mês depois estava já sentada numa redacção, em Santos, com a minha colega de carteira do Cenjor, Cristina Amaro, a coordenar uma equipa de três jornalistas.
O desafio era grande e interessante: fazer um programa sobre o mundo das marcas, da comunicação, do marketing… Um mundo que, até então, para mim era proibido. Nas redacções por onde tinha passado, contornávamos, sempre, o nome das marcas. Como trazê-las agora para protagonistas das minhas reportagens? Qual a linha que separa a informação da publicidade? As respostas começaram a ser dadas naturalmente à medida que os temas começavam a ser explorados através de uma abordagem informativa.
Era um novo mundo que se abria para mim e, curiosamente, também para as marcas, em Portugal. É impossível apagar da memória os primeiros tempos em que a marcação de uma reportagem era um exercício puro de argumentação e eloquência. Perdi a conta ao número de vezes que repeti explicações detalhadas do objetivo do programa e enquadramentos pormenorizados das reportagens. Passaram 10 anos e hoje o Imagens de Marca dispensa apresentações. O programa cresceu… E nós crescemos com ele. O mundo das marcas passou a ser, também, o nosso mundo. De tal maneira que passados uns anos, voltei a sentar-me numa secretária de escola, mas desta vez a convite de Cristina Amaro para uma pós-graduação em Comunicação Integrada, no ISCTE, que despertou em mim a vontade de partilhar a carteira com as marcas. Deixei de estar frente a frente com elas, enquanto jornalista do programa, para estar ao lado delas numa nova área, criada pela olhoazul, que se dedica a Brand Contents. Aqui, damos asas à imaginação e ajudamos as empresas a contar as suas histórias. Deciframos briefings e transformamo-los em vídeos criativos, que acrescentam valor à comunicação dos nossos parceiros.
O desafio, hoje, continua a ser grande e estimulante… diria que estamos a desbravar um novo caminho à semelhança do que fizemos há 10 anos com o Imagens de Marca. Mas, claro, com a vantagem de na bagagem trazermos duas mãos cheias de anos de experiência no mundo das marcas!
Venham mais 10 anos! Mesmo estando “on the brand’s side”, continuo a acreditar na marca “Imagens de Marca”!
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