Quem o diz é Yves Callewaert, um dos mestres da imagem em publicidade
Foi num estúdio em Alcântara, alugado para a produção de uma campanha de publicidade, que travámos conhecimento com Yves Callewaert. Com um look informal e uma simpatia espontânea, este fotógrafo de origem belga, a trabalhar há 7 anos em Portugal, falou ao Imagens de Marca sobre o seu trabalho no mundo da publicidade, das dificuldades que esta atividade hoje também enfrenta, da experiência de fotografar nomes famosos em campanhas de publicidade e do prazer que tem ao deparar-se com as suas imagens nos outdoors espalhados por esse mundo fora.
Uma entrevista curta, num português “meio embrulhado” num sotaque francês, que vale a pena ver, principalmente porque estamos perante um fotógrafo que tem merecido o reconhecimento internacional e que escolheu Lisboa, para se aventurar como gestor do seu próprio estúdio.
O seu trabalho é destacado pela primeira vez em 2004, quando venceu o Worldwide Photography Gala Award como o fotógrafo do Ano. A partir daí foi convidado a colaborar com a revista “Volta ao Mundo”, para a qual trabalhou durante 4 anos, em diferentes partes do globo. A sua formação em Arte começa em Inglaterra, antes de partir para os Estados Unidos, onde faz também um curso de cinema e televisão. Lança-se no mundo da publicidade em 2010, e hoje, integra a lista dos 200 Best Ad Photographers Archive.
Tem no seu curriculum campanhas para algumas das maiores marcas mundiais e nacionais, como a Adidas, Toyota, Mitsubishi, Alfa Romeo, Sagres ou o BES. Trabalha também com quase todas as agências de publicidade no mercado, entre outras, a BBDO, Young &Rubican, Leo Burnett, MacCann Erickson e com a BAR, agência com a qual tem vindo a fotografar várias campanhas para o mercado angolano e moçambicano.
Habituado a captar a publicidade com a sua objetiva, desta vez, Yves Callewaert, acabou por ser também surpreendido pela nossa camara!
Comentários (0)