16 de março de 2010

Entrevistas

Imagens de Marca: Qual a importância para a UAL estar presente na FUTURÁLIA?


Manuel Serejo: A presença da Universidade Autónoma de Lisboa, em mais um edição da FUTURÁLIA, é de vital importância, enquadrando-se naturalmente na estratégia de comunicação da UAL.
A decisão da nossa presença, em mais uma edição do evento, teve como principal objectivo a divulgação de toda a nossa oferta formativa, em especial, das 18 licenciaturas UAL (1º ciclo) para o ano lectivo 2010/2011.
Exemplo disso foi o nosso stand na FUTURÁLIA, que materializou o posicionamento da campanha da UAL como sendo “a única Universidade no centro de Lisboa”, ao recriar o centro da cidade de Lisboa,  Marquês Pombal, a morada do nosso campus universitário.
Através das mais recentes tecnologias, disponibilizámos de forma interactiva, os conteúdos e mensagens que nos propusemos divulgar, usando uma linguagem jovem e ajustada ao perfil dos finalistas do secundário.
 O Quiz “TÁS AQUI, TÁS NA UAL”, um jogo touch screen com perguntas de cultura geral acerca da figura de Marquês de Pombal, sobre a história do centro da cidade e claro, sobre a UAL. No final os alunos apreendem todas as mensagens que pretendíamos passar, expondo-os aos nossos produtos/cursos, de uma forma mais eficaz. No final atribuímos às melhores respostas uma inscrição gratuita numa das 18 licenciaturas da UAL.



 


IM: Que expectativas têm quanto a esta presença?


MS: As expectativas foram completamente superadas! Oferecemos cerca de 550 vouchers de inscrição na UAL, e mais de 800 contactos de alunos para follow up one-to-one.  Se 10% deste universo activar as inscrições na secretaria, o investimento estará assegurado, já sem contar com o buzz gerado pelas nossas acções quer no stand, quer no palco FUTURÁLIA!



 


IM: O marketing está intuitivamente ligado às empresas. A UAL sendo uma universidade, como desenvolve o seu plano de marketing?


MS: Seria redutor falarmos em plano de marketing, quando o produto em causa é a formação, condição fundamental para o futuro da sociedade.  Daqui a 3/5 anos, dependendo do curso escolhido, os nossos  futuros alunos enfrentarão enormes desafios no que toca à sua entrada no mercado de trabalho. Todo o trabalho por nós desenvolvido visa esse objectivo. Estamos cientes das carências e oportunidades do sector, e para tal recorremos ao marketing, mas preferirmos conferir um rosto a cada uma das pessoas que compõem o mercado, acompanhado o seu percurso ao logo do tempo, garantindo quer a todos quantos estudam  na UAL, um futuro sustentável, onde a Autónoma  ocupe um lugar central nas suas vidas.



 


IM: Qual a análise que faz do desenvolvimento deste sector?


MS: O sector está em franco desenvolvimento e o mercado opera à escala mundial. Qualquer análise só deve ser tida em conta, se combatermos a ideia de que os sub-sectores, público e privado, não poderão existir em rede no que concerne ao financiamento do Estado.  Só assim poderemos avaliar o ensino como um mercado único que ele é. Pensamos que o desenvolvimento do sector passa obrigatoriamente pela qualidade: dos docentes, da sua investigação. Os estabelecimentos de ensino que ignorarem esta condição sofrerão “a natural selecção das espécies”.



 


IM: O que pensa ser o futuro?


MS: A Universidade Autónoma de Lisboa, que no final do ano fará 25 anos de existência, é a mais antiga Universidade privada do País. Desde cedo cimentou a ideia da qualidade como a chave para um futuro promissor, realizando todas as suas acções enquadrando-as numa estratégia onde a utilidade pública é, e continuará a ser o denominador comum. Não formamos apenas profissionais, formamos acima de tudo pessoas e temo-lo feito bem! Os nossos ex-alunos (alumni) podem atestar  a qualidade da nossa formação, dia a dia, nos cargos de relevância que ocupam.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasManuel Serejo, Coordenador do Gabinete de Comunicação e Marketing da UAL

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