18 de fevereiro de 2010

Entrevistas

*Administrador da Wecansell / Dirigente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE)


 


 


Directores, administradores, presidentes… Alguns dos decisores portugueses encontram-se para trocar ideias, contactos e experiências profissionais, depois do trabalho. Tudo acontece no Afterwork Business Lounge, uma marca e um conceito novos em Portugal. O Imagens de Marca, falou com Nuno Nobre, mentor do evento e administrador da Wecansell, a agência criativa que desenvolveu o projecto.


 


Imagens de Marca: Como surgiu a ideia de criar a Afterwork?


Nuno Nobre: A ideia da criação da marca Afterwork surge da paixão pelo networking corporativo através da experiência internacional que adquiri ao participar neste tipo de eventos para decisores e organizá-los, em cidades como Madrid, Dublin, Frankfurt, Casablanca, Oslo, Munique, Moscovo, Ankara, Caracas, entre outras. A percepção de que, em Portugal, a rotina de afterhour ou afterwork entre empresários raramente é possível fomentar, principalmente devido à intensidade no horário laboral e no regresso a casa tardio após o trabalho, estimulou um desafio aliciante para mudar mentalidades no universo corporativo nacional de uma forma simples e criativa.


 



IM: Quais são os objectivos destes encontros?


NN: Este é um encontro informal, mas exclusivo, em ambiente afterwork, que tem como objectivo abrir o horizonte empresarial português para a partilha de experiências, descoberta de parcerias e debate de ideias de negócio, através da criação e enriquecimento de uma rede de contactos pessoalmente entre todos e sem o peso institucional. O conceito do Afterwork Business Lounge foi criado em Junho de 2008 e é pioneiro em Portugal, reunindo decisores e cargos middle & top management de uma forma criativa e empreendedora. Este evento contribui para uma nova perspectiva de networking no mercado empresarial nacional, abrindo-o a uma visão cosmopolita internacional e desenvolvendo uma atitude corporativa mais positiva e aberta.


 



IM: O conceito “Afterwork Business Lounge” tornou-se numa marca. Como a caracteriza?


NN: Sem dúvida a marca Afterwork é uma love brand e está totalmente alinhada com o âmbito de actividade da agência criativa Wecansell, ou seja, love branding e marketing experiêncial. A marca proporciona de uma forma diferente e inovadora, experiências positivas aos seus consumidores, estabelecendo uma relação de confiança que os leva a recordá-la e a falar sobre ela. Um dos nossos objectivos é que a marca proporcione experiências eternamente memoráveis aos consumidores por forma a elevar exponencialmente a sua relação emocional e sentimental que estes sentem por ela.


 



IM: Numa altura em que proliferam as redes sociais, porquê apostar no formato cara-a-cara para estes encontros?


NN: Porque é impossível construir uma relação de confiança, expressar e sentir os nossos sentimentos sem estarmos pessoalmente com as pessoas. O Afterwork fomenta uma rotina de contacto relacional entre cargos decisores por forma a criar ou complementar as suas relações sociais através da partilha pessoal de novas ideias, troca de experiências e fomento de novas parcerias e negócios. O online e as redes sociais potenciam um valioso open-doorer para a obtenção de contactos, informação e manutenção de relações profisionais, mas não conseguem criar o sentimento de confiança, algo que só é possível de obter através do contacto cara-a-cara.


 



IM: Como é feita a selecção de participantes?


NN: Os critérios de selecção assentam numa base de participação gratuita, mas que nos obriga a pré-seleccionar de acordo com o objectivo e target alvo de participantes e do evento. É preciso os participantes terem uma aberta amplitude empresarial e empreendedora bem como obrigatoriamente possuírem um cargo com um nível mínimo de decisão. Todas as inscrições são previamente submetidas por email à organização do evento. Após análise da empresa e cargo do participante, e caso o mesmo se enquadre nos critérios de selecção e requisitos definidos, a inscrição é confirmada. Caso não preencham os critérios acima descritos, as inscrições são declinadas.


 


 


IM: Os participantes têm tido que percepção desta iniciativa?


NN: Uma iniciativa diferente, inovadora e com valor acrescentado. Numa fase de crise económica, com as actuais taxas de desemprego, os participantes revelam igualmente que esta iniciativa simboliza o espírito que é necessário desenvolver no cenário empresarial, mas também na sociedade em geral. Esta é, para além de tudo, uma plataforma onde também acreditam poderem nascer mais ideias, projectos e crescimento para todos. Desde Junho 2008, em Portugal, já foram realizadas 7 edições em Lisboa e no Porto. Mais de 1000 decisores já participaram neste evento.
Os participantes valorizam o formato transversal aberto a qualquer área de negócio e não limitado a segmentos de actividade por cada edição. Sentem que é uma mais valia conhecerem outros decisores de uma forma natural e como se estivessem num ambiente de bar com amigos, por exemplo. O feedback geral é de que todos acrescentam valor a todos e aos negócios, de forma descontraída, mas profissional. Além disso, o facto de não existirem ofertas, sorteios, flyers ou qualquer outra aproximação comercial que possa ser considerada mais agressiva é um motivo que os atrai e faz que a experiência com a marca seja valorizada e memorável.


 



IM: Houve já algum projecto ou parceria gerados a partir da Afterwork?


NN: Nos eventos Afterwork não se fazem negócios nem se fecham contratos directamente e na hora. Valoriza-se o retorno indirecto pela criação de uma relação de confiança entre pessoas para que a curto-médio prazo a mesma possa dar frutos. Para além de resultados e retorno indirecto para a agência criativa Wecansell, existem vários casos de sucesso conhecidos e provenientes do feedback de muitos participantes.

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